TERESÓPOLIS e QUISSAMÃ: comemoram o Dia Nacional da Consciência Negra

Fonte: SRZD –

 

 

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis (Mocabte), em parceria com a Prefeitura, realizam a I Semana Municipal da Consciência Negra.

A programação do evento, que começou na última segunda-feira (16) e vai até o domingo, contará com a apresentação do Coral Mané Garrincha, da Orquestra de Violinos Cartola Petrobrás, palestras sobre o tema, oficinas, exibição de filme e rodas de capoeira e de samba.

O Prefeito Jorge Mario destaca que apoiar este evento é a realização de mais um compromisso de campanha. “Nosso governo está comprometido com a formulação de políticas públicas direcionadas para a promoção da igualdade racial. Este evento vem de encontro às promessas de campanha e é importante para que possamos refletir sobre o preconceito racial, que tem raízes históricas, mas deve ser combatido”, salienta Jorge Mario.

Segundo Clarissa Lima, presidente do Mocabte, falar de consciência e negritude, ao longo de 20 anos em Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, é uma das principais tarefas deste movimento.

“Nos orgulhamos ao saber que pela primeira vez nesta cidade, temos um governo que divide conosco esta missão de conscientizar e contar um pouco da história dos negros de nosso Município”, ressaltou ela. As atividades vão acontecer no Teatro Municipal, Casa de Portugal, Praça Olímpica Luís de Camões, Casa de Cultura e na Feirinha de Teresópolis. Para informações sobre a programação acesse o site da Prefeitura .

Quissamã

Uma vasta programação também vai movimentar o feriado da consciência negra em Quissamã. Na próxima sexta-feira, será reinaugurado o Monumento Negro, às margens do Canal Campos-Macaé, com shows gratuitos de três bandas regionais.

O evento, alusivo ao Dia de Zumbi do Palmares, vai ter início às 20h. Segundo a historiadora da Fundação de Cultura e Lazer, Clara Paulino, o momumento apresenta a figura de um negro e uma embarcação. “O canal foi construído no século XIX com mão-de-obra escrava, com a finalidade de transportar a cana entre Campos e Macaé”, explicou ela.

Na sequência, o pagode do grupo Reencontro vai ser a primeira atração musical da noite. Logo depois, o público vai curtir a animação do grupo Palafita, que apresentará um repertório de música popular brasileira. Para fechar a noite, a banda Batukada Brasil vai animar o público com muito samba para agitar o feriadão.

Matéria original

+ sobre o tema

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

Raça e Cor – Eu visto esta camisa! Raça, cor e etnia no SUS

O Projeto Identidade trata da questão de direitos humanos,...

para lembrar

Fundação Palmares promove encontro preparatório à Conferência Nacional de Cultura Afro-Brasileira

      Cerca de 120 representantes da cultura afro-brasileira no Brasil...

Nota Pública – Territórios quilombolas: Antes do julgamento, o debate

Ação sobre titulação dos territórios quilombolas está prestes a...

CCJ aprova texto de consenso para Estatuto da Igualdade Racial

O Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado, nesta quarta-feira...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=