TERESÓPOLIS e QUISSAMÃ: comemoram o Dia Nacional da Consciência Negra

Fonte: SRZD –

 

 

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis (Mocabte), em parceria com a Prefeitura, realizam a I Semana Municipal da Consciência Negra.

A programação do evento, que começou na última segunda-feira (16) e vai até o domingo, contará com a apresentação do Coral Mané Garrincha, da Orquestra de Violinos Cartola Petrobrás, palestras sobre o tema, oficinas, exibição de filme e rodas de capoeira e de samba.

O Prefeito Jorge Mario destaca que apoiar este evento é a realização de mais um compromisso de campanha. “Nosso governo está comprometido com a formulação de políticas públicas direcionadas para a promoção da igualdade racial. Este evento vem de encontro às promessas de campanha e é importante para que possamos refletir sobre o preconceito racial, que tem raízes históricas, mas deve ser combatido”, salienta Jorge Mario.

Segundo Clarissa Lima, presidente do Mocabte, falar de consciência e negritude, ao longo de 20 anos em Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, é uma das principais tarefas deste movimento.

“Nos orgulhamos ao saber que pela primeira vez nesta cidade, temos um governo que divide conosco esta missão de conscientizar e contar um pouco da história dos negros de nosso Município”, ressaltou ela. As atividades vão acontecer no Teatro Municipal, Casa de Portugal, Praça Olímpica Luís de Camões, Casa de Cultura e na Feirinha de Teresópolis. Para informações sobre a programação acesse o site da Prefeitura .

Quissamã

Uma vasta programação também vai movimentar o feriado da consciência negra em Quissamã. Na próxima sexta-feira, será reinaugurado o Monumento Negro, às margens do Canal Campos-Macaé, com shows gratuitos de três bandas regionais.

O evento, alusivo ao Dia de Zumbi do Palmares, vai ter início às 20h. Segundo a historiadora da Fundação de Cultura e Lazer, Clara Paulino, o momumento apresenta a figura de um negro e uma embarcação. “O canal foi construído no século XIX com mão-de-obra escrava, com a finalidade de transportar a cana entre Campos e Macaé”, explicou ela.

Na sequência, o pagode do grupo Reencontro vai ser a primeira atração musical da noite. Logo depois, o público vai curtir a animação do grupo Palafita, que apresentará um repertório de música popular brasileira. Para fechar a noite, a banda Batukada Brasil vai animar o público com muito samba para agitar o feriadão.

Matéria original

+ sobre o tema

‘Chevalier’: Cinebiografia sobre Joseph Bologne já está disponível no Star+!

‘Chevalier’, cinebiografia sobre Joseph Bologne, finalmente chegou ao Brasil através...

Família e amigos de Holyfield falam da trajetória do pugilista após incêndio

Por: Ingrid Maria Machado e Sérgio Pinheiro Reginaldo Holyfield...

para lembrar

Harrison Ford contra o racismo no primeiro trailer de 42

Questões raciais costumam dar certo no cinema americano, pensando...

Projeto reúne acervo digital de poemas afro-brasileiros e africanos

O Projeto Enegrescência, criado no ano de 2014 por...

Antes de deixar a prisão, Lauryn Hill lança música raivosa sobre consumismo

Após ficar presa por quase três meses, Lauryn Hill ganhará...

16 penteados que homenagearam a cultura africana no British Hair Award

Quando falamos de cabelos afro cheios de estilo e...
spot_imgspot_img

Documentos históricos de Luiz Gama são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Documentos históricos de Luiz Gama, um dos maiores abolicionistas do Brasil, foram reconhecidos "Patrimônio da Humanidade" pela Unesco-América Latina. Luiz foi poeta, jornalista e advogado...

Diva Guimarães, professora que comoveu a Flip ao falar de racismo, morre aos 85 anos em Curitiba

A professora aposentada Diva Guimarães, que emocionou milhares de brasileiros ao discursar sobre preconceito durante a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de...

Tia Ciata, a líder antirracista que salvou o samba carioca

No fim da tarde do dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks recusou-se a levantar da cadeira no ônibus, para um branco sentar...
-+=