TERESÓPOLIS e QUISSAMÃ: comemoram o Dia Nacional da Consciência Negra

Fonte: SRZD –

 

 

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis (Mocabte), em parceria com a Prefeitura, realizam a I Semana Municipal da Consciência Negra.

A programação do evento, que começou na última segunda-feira (16) e vai até o domingo, contará com a apresentação do Coral Mané Garrincha, da Orquestra de Violinos Cartola Petrobrás, palestras sobre o tema, oficinas, exibição de filme e rodas de capoeira e de samba.

O Prefeito Jorge Mario destaca que apoiar este evento é a realização de mais um compromisso de campanha. “Nosso governo está comprometido com a formulação de políticas públicas direcionadas para a promoção da igualdade racial. Este evento vem de encontro às promessas de campanha e é importante para que possamos refletir sobre o preconceito racial, que tem raízes históricas, mas deve ser combatido”, salienta Jorge Mario.

Segundo Clarissa Lima, presidente do Mocabte, falar de consciência e negritude, ao longo de 20 anos em Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, é uma das principais tarefas deste movimento.

“Nos orgulhamos ao saber que pela primeira vez nesta cidade, temos um governo que divide conosco esta missão de conscientizar e contar um pouco da história dos negros de nosso Município”, ressaltou ela. As atividades vão acontecer no Teatro Municipal, Casa de Portugal, Praça Olímpica Luís de Camões, Casa de Cultura e na Feirinha de Teresópolis. Para informações sobre a programação acesse o site da Prefeitura .

Quissamã

Uma vasta programação também vai movimentar o feriado da consciência negra em Quissamã. Na próxima sexta-feira, será reinaugurado o Monumento Negro, às margens do Canal Campos-Macaé, com shows gratuitos de três bandas regionais.

O evento, alusivo ao Dia de Zumbi do Palmares, vai ter início às 20h. Segundo a historiadora da Fundação de Cultura e Lazer, Clara Paulino, o momumento apresenta a figura de um negro e uma embarcação. “O canal foi construído no século XIX com mão-de-obra escrava, com a finalidade de transportar a cana entre Campos e Macaé”, explicou ela.

Na sequência, o pagode do grupo Reencontro vai ser a primeira atração musical da noite. Logo depois, o público vai curtir a animação do grupo Palafita, que apresentará um repertório de música popular brasileira. Para fechar a noite, a banda Batukada Brasil vai animar o público com muito samba para agitar o feriadão.

Matéria original

+ sobre o tema

Confira o que abre e o que fecha durante os jogos do Brasil na Copa

Nos dias em que a seleção brasileira de futebol...

Morre ativista norte-americano de direitos civis Julian Bond

Ex-líder do Naacp atuou em defesa dos direitos da...

13 de Maio – Grandes defensores da abolição

Uma luta social, política e econômica Campanha pelo fim da...

Agô – Samba e Ancestralidade ocupa a Caixa Cultural Brasília

O projeto recebe Nei Lopes, Mateus Aleluia, Fabiana Cozza,...

para lembrar

Professores superam dificuldades tecnológicas em curso de educação quilombola

  Após vencer barreiras no uso da informática para execução...

O samba vive

Quem acompanhou o carnaval do Rio voltou para casa...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=