Thuram diz que atletas da França despertaram o racismo

Comissão que investiga o motim na seleção durante a Copa entregará relatório até o dia 15 de agosto

 

 

O campeão mundial pela França na Copa do Mundo de 1998, Lilian Thuram, disse neste sábado que os incidentes ocorridos com a seleção francesa na África do Sul pode alimentar o racismo no país. Durante a competição mais importante do futebol, os jogadores não quiseram participar de um treinamento por causa do corte do atacante Nicolas Anelka da delegação.

 

O atleta havia se desentendido com o treinador Raymond Domenech no intervalo da derrota para o México por 2 a 0, na segunda rodada do torneio. “Os franceses podem pensar agora que todos os problemas aconteceram porque há muitos jogadores negros na equipe”, disse o ex-atleta, em entrevista ao jornal L”Equipe..

 

Thuram defende uma punição para parte do grupo que incitou a manifestação. Para ele, o capitão Patrice Evra, porta-voz do elenco, não deverá ser mais convocado para a seleção. O ex-lateral direito não acredita que todos os jogadores concordavam com o movimento.

“É muito fácil dizer depois que todos estavam unidos. Alguns mantêm silêncio a respeito, mas são vítimas da situação. Dizer que todos estavam de acordo é evidentemente a estratégia dos líderes”, enfatizou o ex-jogador que mais atuou pela seleção francesa.

 

Ele se referiu ao volante Toulalan, que, em entrevista, na última semana, afirmou que não havia ninguém que discordasse do protesto. Thuram também adiantou que deixará o cargo de conselheiro da Federação Francesa de Futebol, caso não haja nenhuma punição aos responsáveis. Uma comissão que investiga o incidente entregará até o dia 15 de agosto um relatório para a entidade responsável pelo futebol na França.

 

 

Fonte: Estadão

+ sobre o tema

Guerra às drogas ou faxina étnica?

Em novo artigo, Joselicio Junior, o Juninho, analisa como...

Caixa Econômica Federal se defende por mostrar Machado de Assis branco

Está no ar a campanha comemorativa pelos 150 anos...

Os 34 anos do PT e os dilemas da luta anti-racista – Por: Dennis de Oliveira

O Partido dos Trabalhadores (PT) faz 34 anos....

para lembrar

A torcedora e o marginalzinho

do facebook de Rosilene Silva da Costa Racismo no Futebol O racismo...

Negro, você sabe dançar?

É praticamente carnaval e outro dia um amigo angolano...
spot_imgspot_img

Uma supernova

No dia em que minha irmã nasceu, a Nasa fotografou uma supernova no universo. Quando minha irmã nasceu, foi uma das maiores alegrias da minha...

Número de crianças e adolescentes mortos pela polícia cresce 58% sob governo Tarcísio, apontam dados da SSP

O número de crianças e adolescentes mortos pela polícia aumentou 58% entre 2022 e 2023 — primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) —,...

A ‘inteligência artificial’ e o racismo

Usar o que se convencionou chamar de "inteligência artificial" (pois não é inteligente) para realizar tarefas diárias é cada vez mais comum. Existem ferramentas que, em...
-+=