#TireORacismoDeCampo

Em parceria com o Corinthians e o Atlético Mineiro, Gama e Alma Preta contam as histórias de pessoas negras assassinadas no Brasil.

No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, os times dão voz ao movimento Vida Negras Importam dentro do futebol, homenageando em campo vítimas de violência racial; Gama e Alma Preta resgatam as biografias e os sonhos perdidos em campanha idealizada pela agência Wieden+Kennedy.

Um minuto de silêncio marcou o início da partida do Campeonato Brasileiro entre Corinthians e Atlético Mineiro em andamento em Itaquera.

Os jogadores e os treinadores dos dois times entraram no gramado em Itaquera carregando camisetas com os nomes de vítimas da violência racial no Brasil — todas estampadas com o número 23, chamando a atenção para o dado devastador: a cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no país.

A ação acontece no mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e tem a participação da Gama Revista e da agência de jornalismo Alma Preta, que se uniram aos times para dar nomes e rostos às estatísticas.

Um hub de conteúdo criado especialmente para a ocasião traz as histórias das pessoas homenageadas em campo, resgatando suas trajetórias e lembrando seus planos e sonhos perdidos. Para conferir o especial, basta acessar o endereço vidasnegras.gamarevista.com.br.

Por meio dos depoimentos de familiares e amigos, conhecemos mais a fundo a biografia e a personalidade de nomes como Robson da Luz, jovem preso, torturado e executado pela Polícia Militar em 1978, cuja morte mobilizou a criação do Movimento Negro Unificado (MNU); a estudante Ágatha Féliz, baleada em 2019 durante uma operação policial; a policial militar Alda Castilho, morta durante um ataque à base da UPP onde servia; o menino Miguel, que morreu aos cinco anos após cair de um prédio de luxo em junho de 2020; a vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros em 2018; e o ajudante de pedreiro Amarildo Souza, desaparecido desde 2013; entre outros.

O projeto, que pode ser acompanhado pelas hashtags #VidasNegrasImportam, #TireORacismoDeCampo e #ComRacismoNãoHáDemocracia, chama a atenção para o alarmante e sistemático assassinato de pessoas negras no Brasil.

A campanha foi idealizada pela agência Wieden+Kennedy e conta com a parceria institucional da Coalizão Negra por Direitos.

(Foto: Imagem retirada do site Blog do Juca Kfouri)
(Foto: Imagem retirada do site Blog do Juca Kfouri)

+ sobre o tema

Relatório “arrasa” políticas nacionais contra racismo, diz Solidariedade Imigrante

O presidente da associação Solidariedade Imigrante defendeu...

SAG Awards 2016: Prêmio do sindicato de atores surpreende e premia com mais diversidade

Neste sábado, 30, apesar do pré-Carnaval estar rolando solto...

Aldo, o menino negro da escola

Na minha escola, havia o Aldo. Era ele o...

Mucama do Publix: sobre ser ausente nos atos e agoras de uma periferia urbana

Tínhamos ruas iguais, as esquinas eram nossas e, todos...

para lembrar

Maioria dos casos de racismo no futebol brasileiro ainda fica impune

Observatório da Discriminação Racial no Futebol foi criado para...

Adriano Diogo: Pena de morte para jovens negros e pobres já está em vigor

por Conceição Lemes O deputado estadual Adriano Diogo (PT-SP) é...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=