Ufopa lança guia para enfrentamento de racismo institucional

Para combater todas as formas de discriminação e preconceito no cotidiano universitário, a Ufopa lança o guia “Racismo na Universidade? Orientações para promoção da igualdade étnico-racial e superação do racismo” no dia 22 de setembro de 2017. O lançamento será às 8h30 no Auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon, e contará com a participação de representantes negros e indígenas de estudantes e professores.

Do Ufopa

Realizada pela Diretoria de Ações Afirmativas, vinculada à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), a publicação faz parte das ações previstas no Plano Decenal e na Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial. A proposta tem como objetivo contribuir para a defesa dos direitos humanos, a promoção da diversidade cultural e a garantia dos direitos das minorias.

O guia, idealizado pela consultora Luana Lazzeri Arantes, é resultado de um longo trabalho que envolveu a participação das equipes da Proges, Coordenação de Comunicação, Ouvidoria e Comissão de Ética, além de docentes e representantes indígenas e quilombolas ao longo do ano de 2016.

A publicação traz uma breve contextualização dos conceitos e marcos legais em torno da questão e propostas práticas de combate ao preconceito e discriminação, como o passo a passo para denúncia de casos que ocorrem dentro e fora da Universidade.

O que é racismo institucional – É a prática discriminatória que se reafirma no dia a dia das instituições e nas relações pessoais, em decorrência de cor, cultura, origem racial ou étnica. Manifesta-se por meio de normas, práticas e comportamentos discriminatórios adotados no cotidiano de trabalho, resultantes da ignorância, falta de atenção, preconceitos ou estereótipos racistas, que impedem que as políticas universais sejam de fato igualitárias, atendendo, de forma diferenciada, a grupos historicamente discriminados na nossa sociedade.

Comunicação/Ufopa

+ sobre o tema

Antropologia da Sofrência, um estudo de caso

O meu vizinho de parede mora relativamente bem: casa...

Índice de assassinatos de negros: “O problema é social e não racial”. Será?

Por Douglas Belchior Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa...

Família denuncia prisão forjada de estudante no Complexo do Alemão

Weslley Rodrigues, 21 anos, estava na loja em que...

para lembrar

Movimentos pedem canais seguros para denunciar violência policial em São Paulo

Ouvidoria com poder de investigação seria caminho institucional. Casos...

Efeitos psicossociais do racismo afetam reconhecimento individual de negros

Além de direitos e liberdades afetados, identidade do negro...

Câmara decreta ponto facultativo pela ‘Consciência Branca’ em Sertãozinho

Rogério Magrini, o "Zezinho Atrapalhado", presidente da Câmara (Foto: Rodolfo...

‘Grupos criminosos organizados atacaram Maju’, diz promotor

O Ministério Público de São Paulo apreendeu, na manhã...
spot_imgspot_img

Juízes não seguem o STF e barram cotistas em concursos de universidades com três vagas ou menos

Instituída há dez anos, a lei que reservou a negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos ainda enfrenta obstáculos para ser aplicada em...

Transplante bem-sucedido é exemplo para candidatos

O Rio de Janeiro inteiro, dor e delícia, tragédia e compaixão, coube na saga de dona Maria Elena Gouveia por um fígado. Moradora de...

Brasil: Relatório sobre Justiça Racial na Aplicação da Lei

Este relatório contém as conclusões do Mecanismo Internacional de Especialistas Independentes para o Avanço da Igualdade e Justiça Racial na Aplicação da Lei (EMLER,...
-+=