Ufopa lança guia para enfrentamento de racismo institucional

Para combater todas as formas de discriminação e preconceito no cotidiano universitário, a Ufopa lança o guia “Racismo na Universidade? Orientações para promoção da igualdade étnico-racial e superação do racismo” no dia 22 de setembro de 2017. O lançamento será às 8h30 no Auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon, e contará com a participação de representantes negros e indígenas de estudantes e professores.

Do Ufopa

Realizada pela Diretoria de Ações Afirmativas, vinculada à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), a publicação faz parte das ações previstas no Plano Decenal e na Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial. A proposta tem como objetivo contribuir para a defesa dos direitos humanos, a promoção da diversidade cultural e a garantia dos direitos das minorias.

O guia, idealizado pela consultora Luana Lazzeri Arantes, é resultado de um longo trabalho que envolveu a participação das equipes da Proges, Coordenação de Comunicação, Ouvidoria e Comissão de Ética, além de docentes e representantes indígenas e quilombolas ao longo do ano de 2016.

A publicação traz uma breve contextualização dos conceitos e marcos legais em torno da questão e propostas práticas de combate ao preconceito e discriminação, como o passo a passo para denúncia de casos que ocorrem dentro e fora da Universidade.

O que é racismo institucional – É a prática discriminatória que se reafirma no dia a dia das instituições e nas relações pessoais, em decorrência de cor, cultura, origem racial ou étnica. Manifesta-se por meio de normas, práticas e comportamentos discriminatórios adotados no cotidiano de trabalho, resultantes da ignorância, falta de atenção, preconceitos ou estereótipos racistas, que impedem que as políticas universais sejam de fato igualitárias, atendendo, de forma diferenciada, a grupos historicamente discriminados na nossa sociedade.

Comunicação/Ufopa

+ sobre o tema

RACISMO: Violência deixa cidade italiana sem imigrantes

ROSARNO, Itália - Cenário de um violento confronto entre...

Presidente de CPI pede plano de enfrentamento ao homicídio de jovens negros

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Violência...

para lembrar

Stuart Hall, o pensador do multiculturalismo

Severino Francisco Venício A. de Lima, professor aposentado da UnB,...

Supremo julga hoje legalidade do ProUni

Após aprovar por unanimidade a política de cotas...

Post de Johnnie Walker sobre racismo causa polêmica

O Racismo perfeito do Brasil, trabalha assim: A Johnnie...

A consciência de ser negro no Brasil, por Urariano Mota

Todas as vezes em que me debrucei sobre o...
spot_imgspot_img

O amor com o sol da manhã

Eu gosto do amor, eu gosto de amar. Inclusive, já escrevi muito sobre o amor nestas páginas, algumas vezes de forma explícita, outras vezes...

Se o Estado perder o controle, o que vai restar?

Cinco pessoas foram mortas durante a 16ª operação policial do ano no Conjunto de Favelas da Maré, nesta terça-feira, 11 de junho. Uma das...

Após ‘discriminação racial’, Lewis Hamilton compartilha postagem em defesa a Bukayo Saka

O heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, utilizou suas redes sociais para compartilhar um texto em em defesa do jogador Bukayo Saka, da...
-+=