Ufopa lança guia para enfrentamento de racismo institucional

Para combater todas as formas de discriminação e preconceito no cotidiano universitário, a Ufopa lança o guia “Racismo na Universidade? Orientações para promoção da igualdade étnico-racial e superação do racismo” no dia 22 de setembro de 2017. O lançamento será às 8h30 no Auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon, e contará com a participação de representantes negros e indígenas de estudantes e professores.

Do Ufopa

Realizada pela Diretoria de Ações Afirmativas, vinculada à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), a publicação faz parte das ações previstas no Plano Decenal e na Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial. A proposta tem como objetivo contribuir para a defesa dos direitos humanos, a promoção da diversidade cultural e a garantia dos direitos das minorias.

O guia, idealizado pela consultora Luana Lazzeri Arantes, é resultado de um longo trabalho que envolveu a participação das equipes da Proges, Coordenação de Comunicação, Ouvidoria e Comissão de Ética, além de docentes e representantes indígenas e quilombolas ao longo do ano de 2016.

A publicação traz uma breve contextualização dos conceitos e marcos legais em torno da questão e propostas práticas de combate ao preconceito e discriminação, como o passo a passo para denúncia de casos que ocorrem dentro e fora da Universidade.

O que é racismo institucional – É a prática discriminatória que se reafirma no dia a dia das instituições e nas relações pessoais, em decorrência de cor, cultura, origem racial ou étnica. Manifesta-se por meio de normas, práticas e comportamentos discriminatórios adotados no cotidiano de trabalho, resultantes da ignorância, falta de atenção, preconceitos ou estereótipos racistas, que impedem que as políticas universais sejam de fato igualitárias, atendendo, de forma diferenciada, a grupos historicamente discriminados na nossa sociedade.

Comunicação/Ufopa

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

WEB registra cerca de 100 mil casos de racismo em uma década

As redes sociais se transformaram em populares comunidades virtuais,...

Racismo no Supermercado Andreazza em Caxias do Sul

Entidades em defesa do negro repudiam caso de racismo...

Apropriação cultural, racismo, etnocentrismo ou capitalismo?

Há uma manifesta prova de que não se pode...

Vítimas pedem prisão preventiva de policiais de Jaguarão denunciados por racismo

Depois do estudante Helder, advogado sofre ameaças de morte...
spot_imgspot_img

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Estudantes contam como diretores do IFAL desencorajam denúncias de casos de racismo

Mobilizados contra casos de racismo, assédio e LGBTfobia no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, estudantes revelam como foram sistematicamente desencorajados por diretores...
-+=