Unesco reconhece sistema de educação cubano como “exemplar”

Cuba figura entre os países latino-americanos com grandes progressos em matéria de ensino, e conta com um sistema educativo sólido e avançado, de acordo com a diretora geral da Unesco, Irina Bokova, em declarações dadas em Paris nesta sexta-feira (26), à Prensa Latina. 

 

ONU

Unesco reconhece que a educação de Cuba é exemplar  

A oficial da Unesco precisou que relativamente à meta da Educação para Todos, o segundo objetivo de desenvolvimento para o milênio da ONU, Cuba tem na atualidade os índices mais elevados, e suas ambições vão ainda muito além.

Irina destacou como um exemplo para outros países a campanha de alfabetização realizada pela nação caribenha, que eliminou por completo esse flagelo em seu território já há décadas e contribui na atualidade com outras regiões do mundo para erradicar a ignorância.

Assinalou também que a Unesco trabalha na África e na Ásia com o sistema elaborado por Cuba para ensinar a ler e escrever o chamado “Eu sim, posso”, que qualificou de uma experiência muito positiva. 

“Visitei o Timor Leste no verão passado [do hemisfério norte] junto ao secretário-geral das Nações Unidas [Ban Ki-Moon], e trabalhamos em vários centros comunitários para introduzir o método”, disse Irina.

Durante café-da-manhã com jornalistas latino-americanos acreditados na França, a representante da Unesco referiu-se ao papel que deve desempenhar a educação nessa região, “onde se registra um rápido crescimento econômico, mas também persistem muitas desigualdades”, disse.

Neste sentido, afirmou que o acesso sem distinções ao ensino e a qualidade dos programas em todos os níveis são muito importantes para diminuir as diferenças sociais.

Com relação ao papel da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Irina reiterou os objetivos prioritários de lutar pela paz no planeta e lograr o desenvolvimento sustentável em seus diversos componentes, como o econômico, o social e o ambiental.

“Lamentavelmente”, ressaltou, “a instituição sofre sérios desafios financeiros após a decisão dos Estados Unidos de interromper sua contribuição ao orçamento”. 

Washington cessou o envio de contribuições financeiras à Unesco depois da admissão da Palestina como membro pleno do órgão em 2011, como forma de punição.

Estamos em um processo de debate para formular soluções e felizmente recebemos o apoio de muitas das nações-membros da organização, disse a diretora geral.

Mencionou também a viagem que vai realizar na próxima semana à América Central, onde visitará Costa Rica, Nicarágua e El Salvador, em que estão previstos encontros com os respectivos presidentes, Laura Chinchilla, Daniel Ortega e Mauricio Funes, para elaborar programas de trabalho conjunto.

Em San José fará uma homenagem aos jornalistas assassinados no mundo durante o exercício de sua função, a maioria deles por trabalhos realizados em torno a problemas como a corrupção e o crime organizado, particularmente o narcotráfico.

Com Prensa Latina

Oposição ao regime em Cuba é negra, diz Carlos Moore

ONU reconhece luta de Cuba contra o racismo

 

 

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

DOMUS – Moradas Visuais

Mostra fotográfica sob o olhar poético dos integrantes do...

Africanos quebram barreiras, mudam cenário e já somam mais de 2 mil no Ceará

Entre desafios, superações e conquistas, os imigrantes da “Mama...

Semana da Consciência Negra debate as faces da negritude no Maranhão

Por Mariela Carvalho A religiosidade, a política de...

Bom Para Todos: Consciência Negra

Somos ou não um país racista? Vendemos a imagem...

para lembrar

Leontyne Price

Mary Violet Leontyne Price nasceu em 10 de fevereiro...

Filme Dear White People vai virar série da Netflix em 2017

Lançada em 2014 por meio de uma campanha realizada...

Prime Video Divulga Primeiro Trailer da Série Brasileira Amar é Para os Fortes

O Prime Video divulga hoje o primeiro trailer de Amar...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=