BNDES deve atrair empresas e investimentos africanos ao Brasil

 

A partir do próximo dia seis de dezembro, o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) vai abrir um escritório de operações na África do Sul. A informação foi revelada pelo professor João Bosco Monte, presidente do Instituto Brasil-África, que visa promover o intercâmbio comercial entre os dois países. Essa unidade internacional, segundo ele, terá, como funcionários, somente técnicos brasileiros.

A função do escritório, conforme o presidente, será desenvolver atividades de financiamento de empresas brasileiras no continente africano e, também, fazendo a atração de empresas africanas para a realização de investimentos no Brasil. Ele observou que, antes mesmo da inauguração desse escritório, já existem clientes aguardando as operações da unidade.

FÓRUM

João Bosco foi a Brasília participar de reunião no Itamaraty, no ambiente de relações exteriores, para discutir os termos da participação da entidade no Fórum Brasil-África, que vai ocorrer em Fortaleza, nos dias 28 e 29 de agosto do ano que vem. Para o evento, está sendo aguardada a participação de, pelo menos, 40 delegações africanas, além de empresários brasileiros da área de infraestrutura.

As conversações servirão, também, para discutir a participação oficial do governo brasileiro neste importante Fórum a ser realizado aqui. Ainda em Brasília, João Bosco foi acompanhar os contatos de uma empresa do Ceará chamada G4flex, da área de telecomunicações e informática. Ele foi participar de uma reunião com três embaixadores – de Angola, Moçambique e Cabo Verde -, numa forma de expansão das atividades da empresa cearense.

O Fórum que acontecerá no próximo ano, na Capital cearense, e a abertura deste escritório do Bndes no continente africano, serão de grande importância, uma vez que no último dia dez, a Companhia Docas do Ceará (CDC) assinou o contrato de lançamento de uma linha marítima direto para Cabo Verde. O primeiro embarque acontecerá na segunda quinzena de dezembro e é composto de uma carga com três mil toneladas de produtos variados como aço, calçados, suco de frutas, revestimentos cerâmicos e argamassa para rejuntamento. O tempo de viagem, que hoje é de 45 dias e exige grande logística, será reduzido para apenas sete, de porto a porto.

Fonte: O Estado

+ sobre o tema

Embaixada lamenta desrespeito de Jabor com venezuelanos

Nota Além de desrespeitar os venezuelanos, povo irmão do Brasil,...

Palestra aborda a literatura e imprensa negra no Brasil do século XIX

A jornalista Ana Flávia Magalhães Pinto ministra palestra no...

Slash, guitarrista do Guns N ’Roses fala sobre quem foi Michael Jackson realmente

Slash concedeu recentemente entrevista ao site Kerrang e revelou...

Omindarewá e as mães do Candomblé

Semana passada perdemos Mãe Gisele Omindarewá. Marroquina de cidadania...

para lembrar

Lula: “os africanos sabem cuidar do seu nariz”

Em debate com o ex-presidente, a ativista liberiana...

Bolt passeia e avança fácil nos 100 m; brasileiro fica fora

O recordista mundial Usain Bolt fez o tempo mais...

V Semana da Consciência Negra debate os 130 anos da abolição da escravatura

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no...

Cenarte oferece cursos gratuito à população

Estão abertas as inscrições para preencher mais de...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=