Vulneráveis ao calor

Temperaturas altas merecem planos de prevenção, alerta e apoio à população como enchentes e tempestades

A semana de calor recorde em pleno inverno jogou luz sobre urgência, até aqui, negligenciada, nas palavras certeiras de Renata Libonati, professora no Departamento de Meteorologja da UFRJ, em entrevista à Ana Lucia Azevedo, do GLOBO. Foi das análises mais contundentes e relevantes sobre efeitos da crise climática num país tropical que se vê abençoado por Deus e bonito por natureza. Coordenadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da centenária universidade, ela alertou sobre a necessidade de tratar os episódios de altas temperaturas com a mesma atenção dada a chuvas, secas e deslizamentos. A pesquisadora apresentou o calorão como evento sem o impacto visual de outros desastres, mas igualmente letal.

As ondas de calor, recomendou, merecem planos de prevenção, alerta e apoio à população, nos moldes do que já existe (ou deveria) em relação a tempestades e enchentes. Se a desigualdade brasileira afeta assimetricamente famílias e comunidades, a partir de endereço, nível de renda, acesso a serviços públicos quando chove, é certo intuir que faz o mesmo sob o sol inclemente. Assim, estariam os pobres — e negros e mulheres, por serem maioria na base da pirâmide — mais vulneráveis aos efeitos nocivos dos níveis recordes de temperatura, cada vez mais frequentes.

Ambulante em praia carioca: trabalhadores expostos a calor intenso e prolongado podem ter saúde afetada — Foto: Leo Martins

A professora Renata propôs métrica para suspensão de aulas em escolas sem ar-condicionado e funcionamento 24 horas de shoppings, centros comerciais e culturais refrigerados para abrigar os desalojados pelas ondas de calor. É o caso de apurar a proporção de escolas públicas brasileiras que dispõem de salas climatizadas e se elas estão nas áreas mais afetadas pelo calorão.

A reflexão sobre o que fazer diante da combinação de altas temperaturas e baixa umidade lembrou o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Naquele março de 2020, quando a recomendação sanitária era isolamento social, uso de máscara, água, sabão e álcool gel para higienização das mãos, favelas e periferias se levantaram para reivindicar direitos ao poder público. Não haveria como cumprir as medidas, se comunidades sofriam sem rede de água, sem dinheiro para itens de higiene e saúde rapidamente inflacionados, sem possibilidade de distanciamento pela necessidade de manter o trabalho autônomo ou sem carteira assinada.

Dali surgiram iniciativas como o Gabinete de Crise do Complexo do Alemão, o projeto Mães de Favelas da Cufa, a parceria entre Redes da Maré e Fiocruz, a campanha Tem Gente com Fome. Organizações da sociedade civil se mobilizaram para arrecadar recursos, comprar e distribuir alimentos, água e até dinheiro; cobrar das autoridades carros-pipa e políticas de transferência de renda. Esse ativismo ainda existe e dialoga, em maior ou menor grau, com governos nas ações de prevenção contra as tragédias em alagamentos e desmoronamentos em decorrência de chuvas. Podem funcionar também para construir a resiliência ao calor.

De novo, se quatro em dez trabalhadores estão na informalidade e muitas das ocupações se dão em vias públicas, haverá muito sofrimento e adoecimento diante de termômetros marcando 40 graus e sensações térmicas ainda maiores. Poucos no Brasil têm a possibilidade de transformar um dia de calor intenso em lazer à beira-mar. A realidade, principalmente nas favelas e nas zonas Norte e Oeste do Rio, é de ruas sem árvores e sem fontes de hidratação; é de transporte público abarrotado e quente; é de residências mal ventiladas e densamente povoadas; é de contas de luz e água nada baratas.

— Política de enfrentamento às altas temperaturas é uma discussão difícil no Brasil, porque estamos supostamente acostumados ao calor. Nem todos os gestores são sensíveis a essa agenda. Existe um negacionismo climático também aí — diz a arquiteta e urbanista Tainá de Paula, secretária municipal de Meio Ambiente do Rio.

A capital, segundo ela, elaborará um plano para proteger a população e adequar os espaços públicos. Uma ideia é ampliar o volume de recursos para arborização urbana e retomar instalação de chafarizes. Shoppings, museus e grandes estabelecimentos, já usados como abrigo em dias de muita chuva, também poderão integrar o esforço de proteção contra o calor excessivo. O ar-condicionado nos ônibus, por razões de saúde pública, não poderá mais ser adiado. E a população vulnerável terá de ser informada adequadamente sobre como sobreviver a mais essa adversidade.

+ sobre o tema

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor...

Autor de xingamentos a fotógrafa será indiciado por racismo e injúria

O principal suspeito de dirigir xingamentos racistas à fotografa de...

Bloco Domésticas de Luxo: onde racistas se divertem

No último sábado (7), o portal  Tribuna de Minas...

O espaço íntimo do racismo. Por Julia Michaels

Na 'Visita' de hoje, Julia pergunta: "Quem conhece um...

para lembrar

Mulher é presa após se assumir racista e cuspir em taxista negro

"Eu não ando com negro, eu sou racista, sou...

In Some Cities, Police Officers Joined Protesters Marching Against Brutality

As protests sparked by George Floyd’s death entered their...

Ataques racistas atingem a Grécia

O número de ataques racistas contra imigrantes aumentou...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=