Carta para quem deseja assumir o Cabelo Natural

Finalmente você cansou dos alisamentos químicos e do calor da chapinha. Finalmente você resolveu dar uma chance para si mesma e descobrir aquilo que sempre nasceu em você, mas que nunca pôde ser exatamente como é.

Essa, infelizmente, não será uma jornada fácil. É provável que a sua família não te apoie e diga que você fica mais bonita com o cabelo liso – e você concorde com isso. Para a sua surpresa, talvez aquele namorado que parecia te amar termine com você. Como se não bastasse, aparecerá vários eventos que exigem um cabelo bem arrumado, enquanto você estará com a raiz super alta.

Se você for forte e fizer o big chop, verá um monte olhares tortos e debochados. Irão dizer que cabelo curto é coisa de homem e que você está desleixada com a aparência – quando, na verdade, você nunca se preocupou tanto com a sua autoestima.

Depois do big chop, a sua relação com o seu cabelo será como a de uma criança que está descobrindo o mundo: você terá que aprender como ele se comporta, o que funciona e não funciona… Até tocá-lo será uma experiência incrível. Além disso, possivelmente, você verá que ele não forma o tipo de cacho que você esperava. É normal que ele seja mais crespo do que aparentava ser, e isso, talvez, te fará querer fazer um relaxamento pensando em soltar os cachos: não faça isso, a menos que você queira viver a transição pela segunda vez.

Se o seu cabelo for tipo 4, você terá que aprender a amá-lo. Não seja boba de sair da ditadura do liso para entrar na ditadura dos cachos perfeitos. Não seja escrava da definição. O cabelo tipo 4 é super versátil e motivos não faltam para que você viva um caso de amor com ele.

Há mais uma coisa que pode te fazer colocar tudo a perder: o fator encolhimento. Ele, junto com o desejo de cachos mais “soltos”, é uma armadilha. Você irá querer ver o cabelo crescer rápido e o fator encolhimento atrapalha, mas é preciso aceitar que o fator encolhimento faz parte – e você não está sozinha.

Sentir-se pouco feminina com o cabelo curto é comum. Pra resolver isso você pode abusar dos acessórios, como as tiaras, por exemplo – as feitas de tecido são um amor. Mas essa insegurança é passageira, logo ela dará lugar à autoestima que você nunca experimentou antes.

No fim, valerá a pena. Você não se reconhecerá mais com o cabelo liso e verá que o cabelo bom que você sonhava ter, sempre esteve ali. O volume, que era inimigo, será seu amigo, e até mesmo o frizz será bem-vindo. Ir ao salão não será uma obrigação, nos dias quentes haverá banho da cabeça aos pés e quando for à praia haverá banho de corpo e alma.

+ sobre o tema

45 anos da Marcha sobre Washington

No dia 28 de agosto de 1963 acontecia na...

Terror do Boko Haram é descrito pelas crianças em desenhos

Quando as crianças que sobreviveram ao Boko Haram desenham...

para lembrar

spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=