R7 Pisa na bola em patrulha a corpo de Fernanda Gentil, que está grávida

Nova vítima da patrulha do corpo, a jornalista Fernanda Gentil, da TV Globo, foi exposta em galeria de fotos do portal R7, braço na web da Rede Record, que publicou imagens detalhando o corpo da repórter com críticas; a “notícia” viralizou, mas horas depois foi retirada do ar, após se saber o motivo de ela estar “fora de forma”: está grávida; a crítica à suposta falta de forma da apresentadora do Globo Esporte gerou reações diversas na internet; a Record enviou pedido de desculpas à jornalista

Do Brasil247

A nova vítima da patrulha do corpo é a jornalista Fernanda Gentil, da TV Globo. O site R7, braço na web da Rede Record, publicou uma galeria de fotos detalhando o corpo de Gentil, como se fosse uma investigação de defeitos para provar que ela estava “fora de forma”. A “notícia” viralizou na Internet. Mas horas depois uma informação fez o site tirar as imagens do ar: a repórter está grávida. A crítica à suposta falta de forma da apresentadora do Globo Esporte gerou reações diversas na internet, uma inclusive de uma blogueira do próprio R7.

Sem saber da gravidez da moça, a nota criticava o corpo da apresentadora do “Globo Esporte” mostrando uma série de fotos na praia com legendas que destacavam característica como “celulite”, tem o “bumbum reto” ou “o figurinista merece parabéns por conseguir disfarçar tão bem as imperfeições” da global.

Depois de retirar a notícia do ar, a Record enviou um pedido de desculpas a jornalistas, que o aceitou. Após viralizar na internet e ser muito criticada, a notícia acabou sendo apagada do portal.

Em sua conta no Instagram, Fernanda publicou um e-mail da emissora lamentando a situação e escreveu um texto no qual aceita o pedido de desculpas, e aproveita para dar um lição de moral.

“Lamentamos profundamente que a galeria de fotos com Fernanda Gentil aproveitando a praia no Rio de Janeiro possa ter constrangido a jornalista, principalmente nesse momento especial na vida de qualquer mulher, que é a gravidez. Optamos, inclusive, por retirá-la do ar”, diz o e-mail.

Fernanda publicou sua resposta na rede social.

“E vida que segue, com todos nós dando importância ao que realmente merece e nos esforçando por um mundo melhor, não só para o meu, mas para todos os filhos que estão, e que vêm por aí. Senti muita alegria por saber que sou tão querida, e até um pouquinho gostosa, sim. Mas senti vergonha de ser tão falada hoje, dia em que deveríamos estar agindo mais para que Ricardos e Larissas não voltem a nos deixar tão precocemente. Desculpas aceitas, Record. Porque o perdão é uma das primeiras virtudes que quero ensinar ao meu(minha) filho(a)”, escreveu Fernanda.

Ela se referiu a duas mortes recentes em situações de violência, a do surfista Ricardo dos Santos, 24, e a da criança Larissa, de quatro anos.

#Somos Todas Gentil (de Deborah Bresser)

No Brasil, não apedrejamos adúlteras em praça pública e nos achamos muito civilizados por isso. Mas fazemos pior: colocamos paparazzi nas praias fotografando mulheres de biquíni, para apontar nelas defeitos inexistentes. Sim, isto É uma violência contra a mulher, e da pior espécie, aquela que pretende atingir o âmago da já tão combalida autoestima feminina.

Pesquisas realizadas por gigantes de produtos de higiene, como a Unilever, já revelaram que apenas 2% das mulheres do mundo estão satisfeitas com seus corpos. E a culpa é toda nossa, que promovemos esse massacre na autoconfiança, reforçando esteriótipos e exigindo uma perfeição irreal.

2015 e nós ainda cobramos magreza extrema até de quem nunca fez questão de vender esta imagem, como é o caso de Fernanda Gentil? Para piorar, vem a informação de que a moça apedrejada da vez está grávida. E, como qualquer mulher grávida NORMAL, e não dessas preocupadas em manter a barriga sarada durante a gestação, sabe que o corpo vai mudar para acomodar outra vida. Sua cintura vai sumir, suas ancas vão surgir, seu peito vai crescer e dar lugar a uma fêmea em fase de procriação.

Quando apontamos a celulite na musa fitness gravida é até didático, caso de Bella Falconi, serve para lembrar a ela e a todos à sua volta de sua humanidade. Felizmente você não é perfeita, por mais que se cobre isso. É tão humana quanto qualquer outra, e a gestação é sempre eficaz para provar isso. Iguala todas como mamíferos gerando filhotes de gente.

Agora, jogar pedras em alguém que não ganha a vida vendendo os encantos da sua bunda na nuca, da cinturinha de boneca ou da barriga de chapada, é um pouco demais. Descobrir que ela, além de tudo, está grávida, só agrava o desrespeito.

Está mais do que na hora de mudar isso e parar de perpetuar essa patrulha pelo belo. O belo está também em não violentar o outro e saber admirar as diferenças. Somos todas mulheres, com suas bundas, barrigas, peitos, celulites, estrias, corpos únicos e imperfeitos, que abrigam almas que merecem mais respeito. #somostodasgentil

Fernanda Gentil: a nova vítima dos “investigadores de corpos” (Nina Lemos)

Uma mulher vai à praia. Ela é jovem, bonita e se refresca do abafado verão carioca. Mas o que acontece? Alguém decide colocar uma lente e perceber que ela está com celulite. E que “está fora de forma”, gorda! Ela é magra e não, não está gorda. Mas se estivesse, bem, qual é o problema?
A vítima da patrulha do corpo da vez é a repórter Fernanda Gentil. Depois de esculachada, veio a informação de que ela estava grávida de dois meses. E se não estivesse? Qual seria o problema?
O site R7, que publicou uma galeria de fotos detalhando o corpo da moça, como se fosse uma investigação de defeitos para provar que ela estava “fora de forma”, tirou as fotos do ar.
O estrago já estava feito.
Até quando vamos ter que explicar os nossos corpos? Até quando a lente da câmera vai nos fuzilar e causar danos para a autoimagem, a cabeça e o espírito?
Com a temperatura alta, os famosos vão para a praia (ainda bem, eles são gente). A baba parece escorrer do rosto de papparazi e editores de sites de fofoca. “Que ótimo, está gorda, capricha na legenda, isso, exibe celulite em biquininho.”
Alguns outros casos de patrulha do corpo publicadas nesse verão:
“Atriz Nathalia Dill se refresca na praia e mostra celulite”.
“Juliana Paes se descuida na praia e deixa celulite à mostra”. (como assim se descuida? Era para se esconder?).
Anitta mostra celulites durante show.
No Carnaval, claro, a patrulha vai aumentar. Mais mulheres vão ser humilhadas pelos escaneadores de corpos dos outros. Sério, gente. Até quando?

+ sobre o tema

Aplicativo traça “mapa da homofobia” de agressões contra a comunidade LGBT

O aplicativo Espaço Livre nasceu com o objetivo de...

Minc defende tipificação da homofobia como crime em passeata no RJ

Fonte: G1-Notícias Foto:  Tiago Melo/G1 AM Rio de Janeiro, 17 mai...

“Mas ele é ótimo com as crianças”

Passo mal quando ouço isso. Por  Letícia Penteado, do Revista...

para lembrar

O que as mulheres têm a ver com o Plano Diretor?

O mês de março se aproxima, mês internacional das...

52ª “Ocupação” homenageia Sueli Carneiro

Referência do feminismo negro no Brasil, Sueli Carneiro é...

Quem ama não mata, 40 anos depois

30 de dezembro de 1976. O Brasil inteiro se...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=