Recordista de jogos pela seleção, Formiga é primeira mulher a receber a Bola de Prata

Ela é um símbolo para o futebol feminino brasileiro, recordista pela seleção canarinho, presente em todos os campeonatos disputados pela equipe nacional e única jogadora no mundo a estar presente em todas as edições olímpicas do futebol feminino. Formiga, 38, pode até não ser craque como Marta, mas a volante tem justificativas de sobra para receber o Prêmio ESPN Bola de Prata SPORTINGBET, tornando-se a primeira mulher laureada na história do troféu.

Por Francisco de Laurentiis, Igor Resende e Rafael Valente Do ESPN

A escolha de Formiga foi pelo que ela representa para o futebol feminino e faz parte das inovações da tradicional premiação do futebol brasileiro. O troféu foi dado para a jogadora nascida em Salvador nesta segunda-feira, no Teatro Santander, em São Paulo.

Formiga é uma bandeira da seleção feminina de futebol. Acumula marcas únicas. Participou das seis edições do torneio feminino de futebol na Olímpiada (recorde), jogou seis Copas do Mundo (recorde ao lado da japonesa Homare Sawa), é a jogadora mais velha a marcar em Copas (fez isso com 37 anos em 2015) e soma 151 partidas pela seleção.

Nascida em Salvador, Formiga é também a jogadora a mais tempo a serviço da seleção brasileira. A trajetória começou em 1995 e já são 21 anos. Trajetória que foi encerrada neste ano. Após os Jogos Olímpicos, a volante anunciou a aposentadoria da seleção.

Entre as glórias alcançadas por ela, destacam-se três títulos dos Jogos Pan-Americano (2003, 2007 e 2015), duas medalhas de prata olímpicas (2004 e 2008), um vice (2007) e um terceiro lugar (1999) na Copa do Mundo.

Com a premiação dada a Formiga neste ano, a ideia é que no próximo ano ocorra uma premiação feminina nos mesmos moldes do que há para o Brasileiro masculino.

Assim, as jogadoras passarão a ser avaliadas a cada partida do Campeonato Brasileiro feminino, que a partir de 2017 será organizado pela CBF.

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Morre, aos 95 anos, Dona Neném, baluarte da Portela

Morreu, na madrugada desta segunda-feira, aos 95 anos, Yolanda...

Não comemore que uma Globeleza foi trocada por uma mulher negra que a Globo acha bonita

1- Mulheres negras só tem visibilidade em programações como...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Jamie Foxx produzirá série limitada sobre vida de Marvin Gaye

“A história dele sempre me fascinou”, diz o ator Por Rolling...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...
-+=