54 anos de Whitney Houston – Vanessa Jackson vive a cantora em musical

No dia em que Whitney Houston completaria 54 anos de vida, entrevistamos a atriz e cantora Vanessa Jackson, que está em cartaz com o espetáculo “Uma Saudação à Whitney Houston” para comentar os desafios de interpretar uma das vozes femininas mais importante dos últimos tempos, em um momento de tanta referência à mulher negra e empoderada. Whitney é a artista feminina mais premiada de todos os tempos. Ao longo de quase trinta anos de estrada, vendeu mais de 200 milhões de discos em todo mundo, faturando sete prêmios grammy e o reconhecimento de sua arte mundialmente.

Foto: Divulgação

Protagonista do maior show da América Latina em homenagem à Diva pop “Uma Saudação à Whitney Houston” Vanessa Jackson, 35, desde criança já cantava o repertório da artista: “Whitney é referencial. “É um prazer muito grande interpretar essa cantora magnífica. Surreal! Eu sou fã dela desde os meus 12 anos, e a minha adolescência inteira eu cantei os seus sucessos. Cada música dela eu lembro de momentos na minha vida. É muito gratificante e prazeroso hoje poder fazer parte dessa homenagem a ela. Me sinto super lisonjeada e grata pelo convite” comenta Vanessa, sobre a emoção de encarnar a personagem.

Foto: Divulgação

Duas mulheres, de gerações diferentes, mas com vários paralelos. Whitney iniciou sua carreira cantando nos corais de igreja e enfrentou vários desafios no início dela até alcançar o auge em 1992, com o lançamento de “O Guarda Costas”.

Vanessa, não foge à regra, iniciou sua carreira cantando em festas até chegar o convite de participar do programa FAMA, na Rede Globo, que lhe rendeu mais visibilidade. E ainda hoje se depara aos desafios sociais:  “Ser mulher,  negra e artista no nosso país, não é fácil. Tem que provar 3x por dia que eu tenho talento e que sou boa de verdade, no que eu faço. Dar a voz a uma artista com uma obra tão referencial é muito difícil, pois Whitney, é sem dúvida uma das cantoras mais importantes do mundo e com um timbre ímpar, um desafio que tem sido uma delícia de fazer”.

O espetáculo já foi assistido por mais de 60 mil pessoas, passando pela Suíça, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Natal, Fortaleza, Belém, Salvador, Belo Horizonte. “O espetáculo é absolutamente emocionante do começo ao fim.. E o convite para participar foi uma coincidência, de um dia conhecer o diretor Rafael Mello. Criamos uma amizade, muito bacana, e então veio o convite para participar de uma temporada. As pessoas saem renovadas e sempre que me encontram falam, porque o maior diferencial é a minha  interpretação”  comenta Vanessa.

Foto: Divulgação

Whitney Houston foi encontrada morta na Califórnia em 11 de fevereiro de 2012 deixando um enorme legado e um incrível repertório de sucesso para seu público. Em suas canções Whitney fala sempre de espiritualidade, poder feminino, força e superação. Na linha suscetiva de Aretha.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Taís Araújo e Lázaro Ramos entram em lista de atores afro-latinos da IndieWire

Aconteceu na surdina. Ao entrar em um debate pautado...

‘King Richard’: Will Smith é pai de Venus e Serena Williams em trailer de filme

Will Smith é Richard Williams, pai de Serena Williams e Venus Williams em King Richard -...

São Paulo: Pinacoteca recebe cerca de 40 obras na exposição ‘Teoria da Cor’ do fotógrafo Miguel Rio Branco

Um dos mais destacados fotógrafos brasileiros do cenário contemporâneo,...

Jornalista baiano lança livro digital sobre cenário da música pop negra em Salvador

O e-book 'Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop...

para lembrar

O Haiti é aqui: a fresta entre a ficção e realidade, por Heloisa Pires

Em dezembro eu participei do Salon du Livre de...

Estudos e Criação em Performance/Live Art – Módulo 2 – inscreva-se

Objetivo Este curso é um espaço para a experimentação e...

Cotas sim! Porque é justo

Estava eu, me preparando para dormir, quando resolvo dar...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...
-+=