8 de março: os desafios por justiça racial e de gênero

Enviado por / FontePor Maria Sylvia

Artigo produzido por Redação de Geledés

Ao refletirmos sobre a situação das mulheres negras na sociedade brasileira, torna-se evidente que, apesar de alguns avanços na pauta racial, pouco tem sido feito para reverter as diversas violações que elas vivenciam. Neste Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, não encontramos motivos para comemorar.

A violência de gênero, em suas diversas formas, impacta de maneira avassaladora a vida de meninas e mulheres negras. O racismo sistêmico atua como um catalisador das desigualdades, expondo essa parcela da população a um alto grau de vulnerabilidade.

Um exemplo dessa realidade é a incidência desproporcional de violência e feminicídio entre as mulheres negras. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em 2022, dos 74.930 casos de estupro registrados, 88,7% das vítimas eram mulheres, sendo 56,8% delas negras. Para o ano de 2023 o levantamento do FBSP apresenta que 61,1% das vítimas de feminicídio foram mulheres negras.

O Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, reconhecendo-a como um direito humano fundamental. Contudo, os dados acima demonstram que esse ideal está longe de ser uma realidade, e elas seguem em desvantagem em termos de oportunidades e qualidade de vida.

Neste contexto, Geledés – Instituto da Mulher Negra destaca a importância do Dia 8 de março para refletir sobre a emancipação econômica e financeira das mulheres negras como um passo crucial para alcançar a igualdade de gênero, sendo também um desafio o envolvimento das instituições nesse debate sobre a urgência de implementar medidas eficazes para promover a justiça racial.

Portanto, é imperativo que o setor público e o privado, assim como as agências bilaterais assumam o compromisso  com a implementação de políticas de ação afirmativa que promovam a justiça racial e de gênero.

+ sobre o tema

para lembrar

Roda de conversa com Geledés

Roda de conversa com Geledés Do Sesc Com integrantes do Geledés...

Oito de março: mulheres marcham por igualdade

"Os espaços de participação são fechados, o protesto é...

Carta gritada de Mulheres Negras

No “Dia Internacional de Luta da Mulher” não poderíamos...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Empoderamento econômico das mulheres negras é tema de Geledés na ONU

Participam do evento de Geledés a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, a diplomata do Itamaraty, Rafaela Fontes,...
-+=