“Luz Negra” recupera história negra esquecida

 

O musical “Luz Negra”, escrito e dirigido por Paulo Faria com seu grupo Pessoal do Faroeste, que tem Mel Lisboa no elenco, é exemplo de teatro resistente em uma das regiões mais temidas de São Paulo: a cracolândia, no bairro da Luz.

Por Miguel Arcanjo Prado Do Blog do Arcanjo

Ali é o lugar onde eles investem em um teatro musical brasileiro para contar parte de nossa história que foi esquecida: a criação, na década de 1930, do primeiro partido negro brasileiro, a Frente Negra Brasileira, que foi posto na ilegalidade por Getúlio Vargas durante o Estado Novo.

O texto apresenta a efervescência política, artística e intelectual de uma charmosa São Paulo dos anos 1930, com os primeiros negros com real possibilidade de mobilização artística e política em prol de sua etnia, em um Brasil ainda de ares escravocratas.

Para trazer poesia, a história é ambientada em uma rádio, na qual artistas e intelectuais negros trabalham. Nomes reais como Abdias do Nascimento (1914-2011), que criou o Teatro Experimental do Negro, viram personagens do musical, com letras também assinadas por Faria e música de Melvin Santhana, Thais Dias, William Simplício e elenco.

m os principais papéis: Raphael Garcia, Flávio Rodrigues e Thais Dias — esta última, atriz potente e de forte presença, domina o espetáculo como a primeira negra formada na Faculdade de Direito do largo de São Francisco. Todos cantam bem, cativando o público, sob direção musical de Felipe Roseno e Michi Ruzitschka.

No embate com a personagem de Thais Dias e fazendo o contraponto étnico, Mel Lisboa apresenta atuação envolvente e bem humorada, como uma ambiciosa atriz que tenta subir na carreira e acaba presenciando um crime lendário.

O elenco surge em cena misturado aos músicos, o que dá ritmo à encenação. Complementam o time de artistas Clency Santana, Cloddoaldo Dias, David Guimarães, Leona Jhovs, Melvin Santhana e William Simplício.

O espetáculo ainda faz conversar a movimentação política dos negros com a criação do mercado de cinema na região da Luz, que mais tarde se transformaria na Boca do Lixo. “Luz Negra”, assim, encerra a trilogia sobre a Luz feita pelo Pessoal do Faroeste — e que teve também as peças “Cine Camaleão”, em 2011, e “Homem Não Entra”, em 2013 — jogando holofote para uma história negra esquecida, mas merecida de ser lembrada à altura de sua importância.

“Luz Negra” * * * *
Avaliação:
Muito bom
Quando: Segunda e terça, 21h. 75 min. Até 26/4/2016
Onde: Sede Luz do Faroeste – Rua do Triunfo, 305, Luz, São Paulo – tel. 11 3362-8883
Quanto: pague quanto puder
Classificação etária: 14 anos

luz-negra-bob-sousa

+ sobre o tema

“Gosto de ter meu momento princesa, quase modelo”, diz Camila Pitanga

Camila Pitanga poderia se enquadrar em vários esteriótipos de...

Salvador recebe chefes de Estado para debater combate ao racismo

A cidade que tem a maior população de afrodescendentes...

Usain Bolt ganha prêmio de Melhor Atleta do Ano da Iaaf

Em cerimônia realizada pela Federação Internacional de Atletismo...

para lembrar

Alexandra Priscila do Nascimento

Alexandra Priscila do Nascimento (Limeira, 16 de setembro de 1981) é uma handebolista brasileira, integrante daseleção...

Pelé: Racismo e esquecimento marcam os 80 anos do jogador

Ele figura em todas as listas de melhores atletas...

Jamie Foxx produzirá série limitada sobre vida de Marvin Gaye

“A história dele sempre me fascinou”, diz o ator Por Rolling...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=