A proteção ao mercado e o crime expresso pela cor

O Brasil, a cada dia que passa, evidencia ainda mais o seu grave e crônico racismo institucional. A proteção ao mercado e o crime expresso pela cor. Os episódios envolvendo crimes políticos e crimes do colarinho branco vem servindo para dar à massa da população uma óbvia e triste mostra disso.

Por Mônica Francisco, do Jornal do Brasil 

No Brasil real, o que se vê é uma crescente onda de justiçamento e clamor por cada vez mais e maior punição. O caso do jovem torturado e tatuado na testa, sem que de fato houvesse efetuado o furto de uma bicicleta, nos faz pensar se o que se execra é o crime ou a pobreza.

O superencarceramento retrata a distorção de uma sociedade e um judiciário que reflete o que há de mais conservador e insensível ao diferente.

Não há nenhuma identificação com a população do Brasil real e isso está muito patente na cor dos e das encarcerados e encarceradas. Reflete-se também na ausência de qualquer tipo de dignidade nos cárceres, pra não falar de presos e presas que nunca foram julgados, de famílias que ficam à míngua e crianças negras e pobres encarceradas com suas mães presas.

Se a dinâmica de proteção ao mercado  financeiro, que não é uma entidade etérea mas um conjunto de pessoas que tomaram decisões que ajudaram a produzir o que estamos vivendo, por parte da força-tarefa da Operação Lava Jato se constituir como fato numa possível delação do ex-ministro Antonio Palocci, teremos ainda mais elementos para afirmar que no Brasil o crime está expresso não na prática do delito, mas na cor da pele e local de moradia.

+ sobre o tema

Reduzir a Maioridade Penal é um afronta aos direitos da juventude

O Brasil vem gradativamente aumentando o número de prisioneiros....

Do contra me dirigindo a maioria, por Hamilton Borges

Um tigre não proclama sua tigritude Ele salta sobre sua...

Triste com atos racistas na Europa, Betão cria campanha na Ucrânia

Por Felippe Costa Mais maduro pela chegada do pequeno...

Violência contra jovens negros em pauta

Por:  Beatriz Noronha -    O Brasil ocupa...

para lembrar

“O que justifica a redução é uma raiva que a gente tem dessa molecada na rua”

Para procurador Roberto Tardelli,  quem defende a redução da...

Mais de 500 indígenas protocolam no STF denúncia contra deputados racistas

Comitê de Comunicação da Mobilização Nacional Indígena - Mais de 500...

Cuba rejeita acusações de racismo de líderes negros dos EUA

O Governo de Cuba afirmou nesta sexta-feira que são...

UEFA pedirá a capitães europeus para usar braçadeiras antiracismo

Por Brian Homewood GENEBRA, 22 Out (Reuters) -...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=