Criança negra é impedida de entrar em shopping de luxo em Guarulhos

Menino entrou no Shopping Parque Bosque Maia para comprar chinelos, a pedido da mãe. Estabelecimento diz que repudia ‘qualquer forma de discriminação e preconceito’.

Por Tatiana Santiago, do G1

Menino negro de chinelos é impedido de entrar no Shopping Parque Bosque Maia por seguranças (Reprodução/YouTube)

Um menino negro foi impedido por um segurança de entrar no Shopping Parque Bosque Maia, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na terça-feira (12). O centro comercial, considerado de alto padrão, é o mais próximo da Cohab Parque Cecap, que possui cerca de 25 mil moradores.

O caso foi filmado e viralizou nas redes sociais. Em nota, a assessoria de imprensa do shopping afirma que repudia “qualquer forma de discriminação e preconceito”.

O menino foi ao shopping acompanhado da mãe e mais dois irmãos para comprar um chinelo. O garoto vestia camiseta, bermuda e usava chinelos quando foi abordado pelos seguranças.

No vídeo, é possível ouvir o segurança do shopping dizendo ao menino: “Não pode entrar sozinho lá”. Em seguida, a mãe explica que ela mandou o filho ir sozinho até a loja e que preferiu esperar do lado de fora porque estava com outras duas crianças. “Eu falei [para o menino]: ‘Vai você. Você já escolhe e compra de uma vez’”, afirmou.

Segundo o G1 apurou, a mãe deu seu cartão de débito para a criança realizar a compra. O menino chegou a entrar no shopping, mas foi retirado pelo segurança e impedido de entrar novamente.

“Aí o segurança falou para ele pela segunda vez que ele não iria entrar. Tem um monte de filho de boyzinho que vem sozinho”, criticou a mãe.

Ela afirma que o filho sofreu discriminação. “É pelas condições da roupa do meu filho. É só por causa dessas condições, porque meu filho não está com um tênis bom, uma roupa boa”, disse a mãe, no vídeo.

Protesto

Em repúdio ao ocorrido, a executiva de compras Gisele Trevas, de 39 anos, moradora da Cohab Parque Cecap, realizou um protesto intitulado “Chinelasso Avaiana di Pau”, em que todos os manifestantes usavam chinelos.

“Eu acabei vendo o vídeo na internet e decidi protestar, tentar entender o ocorrido e manifestar nossa indignação”, disse ela.

+ sobre o tema

Garcilaso será julgado por racismo contra Tinga sem apresentar defesa

Time peruano tinha até a última segunda...

A polícia matou um negro

Em uma manifestação contra a morte de um cidadão...

Entregadores receberam bananas pelo Dia da Consciência Negra

Homem é preso após “homenagear” entregadores negros com bananas....

Salão de beleza de Araraquara é alvo de pichação racista por banner com mulher negra: ‘Tira essa macaca do meio’

Um salão de beleza de Araraquara (SP) foi alvo de pichações racistas por...

para lembrar

“É no trato com os índios que o Brasil se revela”, diz cineasta

Em entrevista a Maria Rita Kehl, diretor do documentário...

Casa Grande & Senzala numa única unidade residencial

A Rossi Residencial é um empresa que constrói e...

Ação afirmativa: o debate como vitória

Por: Abdias Nascimento DA TRIBUNA DA Câmara costumava dizer que...

Movimento de rap aponta truculência e racismo em abordagem policial na praça do Marex, em Belém

Artistas do movimento Hip Hop apontam que sofreram agressão em...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=