Passistas se unem contra machismo e racismo no Carnaval

Projeto ‘Samba, pretinha’ dá voz à mulher no samba

Do Bar de Batom

Reprodução / Facebook Samba, pretinha

Além de campanhas nas ruas, no WhatsAppblocos engajados e fantasias girl power, mais uma iniciativa para combater o machismo no Carnaval está sendo idealizado por passistas cariocas. É o projeto Samba, pretinha, que completa dois anos de sucesso e engajamento contra o preconceito de gênero e de raça na folia.

Larissa NevesMirna MoreiraRafaela Dias e Sabrina Ginga são os nomes das idealizadoras da ação. Todas são passistas da Salgueiro e universitárias – de psicologia, medicina, educação física e ciências sociais, respectivamente. Por meio de palestras em escolas municipais e quadras de escolas de samba, o objetivo das ativistas é dar voz a todas as passistas e debater o papel da mulher no samba.

Tudo começou quando Mirna sofreu ataques racistas nas redes sociais. A partir daí, as amigas decidiram que era o momento de agir. Elas começaram então uma roda de conversa dentro da Salgueiro para debater o assunto e, aí, acabaram percebendo um problema maior: que as passistas não tinham voz, nem dentro e nem fora das escolas de samba.

Foi aí que nasceu o Samba, pretinha. Desde então, essas mulheres tomaram seu lugar de fala e vêm discutindo o machismo e o racismo ainda muito presentes no Carnaval e na relação da sociedade com elas na posição de passistas, passando por temas como hipersexualização e objetificação da mulher negra, autoestima, além de formas de agir e se defender.

Em entrevista recente ao blog de Ancelmo Gois, no jornal O Globo, Mirna Moreira esclareceu a necessidade da iniciativa. “Esse olhar que nos vê como objeto passa pela questão da não profissionalização das passistas. Não nos levam a sério. Usamos pouca roupa, mas nosso corpo não está disponível. Ele é nosso, ninguém pode terceirizar o que não é seu.”

É HOJEEEE ❤ Ansiedade nível: Só entende quem é Salgueiro!

Uma publicação compartilhada por Mirna Moreira (@mirna3m) em

Esse ano, o projeto segue com ações e promete bastante empoderamento feminino e a exigência de respeito às mulheres tanto na Marquês de Sapucaí, como em outros carnavais e, claro, no ano todo.

Foto: Divulgação/Facebook Samba, pretinha

+ sobre o tema

Pará: Mulheres marcham contra discriminação

Mulheres negras fizeram uma marcha nos arredores da Praça...

Não é coisa da sua cabeça, é racismo

-Toda vez que eu entro, eu tenho a impressão...

Casal comemora segunda gravidez com imagem inspiradora

Melanie e Vanessa Iris Roy são um casal de...

Alunos de escola de Porto Alegre fazem protesto após denúncias de assédios sofridos por alunas

Estudantes do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, conhecido como...

para lembrar

Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema

“Um Mergulho por Mares Ainda Não Navegados” é o...

‘Sou livro sem letra’, diz poetisa de 86 anos ao entrar pela 1ª vez em escola

Ela aprendeu a ler e escrever escondido e via...

“Nasci feminista”: 7 lições que Elza Soares deixou para todas as mulheres

A cantora Elza Soares morreu, aos 91 anos, na tarde...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=