Quase um terço dos britânicos admite ter preconceito racial

Estudo de instituto britânico revela crescimento do racismo no Reino Unido e retorno a nível de 30 anos atrás

Quase um terço dos britânicos admitiu ter algum preconceito racial, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (28/05) pelo Centro Nacional de Investigação Social do Reino Unido. Esse instituto britânico independente dedicado à pesquisa social ressaltou que a proporção de ingleses que confessou ter algum preconceito de viés racial aumentou desde o começo do século XXI, retornando ao nível existente há 30 anos.

Entre os mais de 20 mil britânicos ouvidos, um terço admitiu ter ‘muito’ ou ‘pouco’ preconceito. O número é mais que os 25% que admitiram ter preconceito na pesquisa realizada em 2001.

A conselheira do Centro, Penny Young, considerou o resultado “inquietante”.

O estudo encontrou também diferenças na atitude das pessoas questionadas dependendo da parte do país. Em Londres, 16% dos entrevistados admitiu ter preconceito racial. Na região de West Middlands, no oeste da Inglaterra, este número é mais do que o dobro, 35%.

Embora os homens mais velhos que tem trabalhos braçais sejam os que têm o maior percentual de rejeição, o grupo que registrou o maior aumento na pesquisa foi o de homens com escolaridade.

Os níveis de preconceito aumentam com a idade, segundo o estudo. É de 25% entre pessoas entre 17 e 34 anos, e 36% entre os com mais de 55 anos.

“Os níveis de preconceitos raciais diminuíram na década de 90, mas voltaram a aumentar de novo durante a primeira década deste século”, assinalou Young, e acrescentou que esses dados “vão contra a tendência de um Reino Unido socialmente mais liberal e tolerante”.

“Nossos líderes nacionais têm que compreender e responder aos níveis de preconceitos raciais crescentes se querem construir comunidades locais sólidas”, advertiu.

Além disso, mais de 90% dos indagados que confessou ter algum preconceito confirmou o desejo de que o número de imigrantes ao Reino Unido diminua, opinião compartilhada por 73% das pessoas que indicaram não ter preconceito.

 

Fonte: OperaMundi

+ sobre o tema

O racismo nas famílias inter-raciais

Esse mês dois episódios, um com alunos na escola...

OEA receberá movimento negro brasileiro para debater pacote anticrime de Moro

“É muito importante levar para fóruns internacionais a denúncia...

Defensor público pagará indenização de R$ 12.400 por chamar uma mulher negra de ‘negra, preta e pobre’

Um defensor público aposentado foi condenado nesta quarta-feira a...

para lembrar

O que as urnas revelam sobre o racismo nosso de cada dia

No Brasil todo mundo já namorou uma negra. Chamou...

Clubes europeus farão contratos com cláusula anti-racismo

Fonte: Gazeta Esportiva.Net O racismo continua preocupando dirigentes no futebol...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=