Polícia identifica suspeita por ofensa racial contra vereadora de Campinas e inicia depoimentos

Paolla Miguel (PT) foi chamada de 'preta lixo' enquanto discursava na noite de segunda-feira (8). DIG deve ouvir vítima e pelo menos três testemunhas sobre o caso nesta sexta-feira.

A Polícia Civil confirmou na tarde desta quinta-feira (11) que identificou “uma pessoa suspeita” de ter cometido injúria racial contra a vereadora de Campinas (SP) Paolla Miguel (PT), durante a sessão da Câmara realizada na segunda-feira. O caso está sob apuração da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), que planeja ouvir a vítima e três testemunhas nesta sexta, e já avalia imagens e áudios gravados.

A parlamentar foi chamada de “preta lixo” quando discursava sobre um projeto que trata do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra e um Fundo Municipal de Valorização da Comunidade Negra. A ofensa partiu da área do público, mas ninguém foi detido durante a reunião que teve a segurança reforçada pela Guarda. Veja abaixo o que diz a prefeitura sobre a atuação.

Para a polícia, “aparentemente foi só uma pessoa” que cometeu o crime, mas a instituição preferiu não comentar outros detalhes sobre ela, incluindo se há possível envolvimento dela com partidos políticos. Um dos vídeos gravados durante a sessão e o relato de Paolla indicam que a injúria foi praticada por uma mulher. Com isso, a expectativa é de que a pessoa suspeita seja ouvida na próxima semana.

A DIG é a unidade especializada responsável por apurar casos de racismo ou injúria racial que tenham a autoria desconhecida.

“[Sentimento] de que a justiça poderá ser feita, de que não há omissão por parte da justiça neste caso. Infelizmente nem todas as pessoas que sofrem racismo conseguem ter a identificação dos autores desse crime. Sinto que podemos pelo menos mostrar para as vítimas a importância de denunciar, e para os agressores que isso não é liberdade de expressão”, falou ao g1 a vereadora ofendida.

Na noite de quarta-feira, manifestantes fizeram um ato antirracista em frente à Câmara para prestar solidariedade à Paolla. Além disso, a sessão foi marcada por discursos dos vereadores sobre o caso.

Investigação na Câmara

Além da apuração da Polícia Civil, o presidente do Legislativo, vereador Zé Carlos (PSB), solicitou que as imagens gravadas pela TV institucional durante a sessão sejam analisadas para verificar quem estava sem máscara para prevenção contra Covid-19, ou ofendeu outros parlamentares na reunião. O objetivo é proibir a entrada destas pessoas nas próximas sessões do Legislativo.

As ofensas aos vereadores ocorreram em meio às manifestações de um grupo que se opõe ao “passaporte da vacina” e sinalizou apoio ao discurso do parlamentar Nelson Hossri (PSD), contrário à medida do Executivo. As exceções na metrópole valem para cinemas, teatros, cultos e missas.

Embora parlamentares indiquem que o grupo era de apoiadores de Hossri, incluindo Paolla, ele chegou a trocar farpas com Zé Carlos e afirmou que não “levou ninguém” ao plenário. A Câmara informou que o jurídico interno deve ser acionado, caso sejam identificados visitantes que ofenderam os vereadores.

Manifestantes sem máscara contra Covid-19 durante sessão em Campinas (Foto: Câmara de Campinas)

O que diz a prefeitura?

Questionada sobre a atuação da Guarda durante a sessão, a prefeitura destacou que a corporação foi acionada pela direção da Casa para prestar apoio na segurança, mas não houve solicitação para que ela agisse e retirasse os manifestantes do plenário durante a sessão.

“Não foi possível identificar quem teria proferido a injúria racial no momento. Se tivesse havido a identificação, a pessoa teria sido encaminhada pela GM para o distrito policial imediatamente. A comandante da Guarda Municipal conversou com a vereadora durante a sessão e ofereceu para acompanhá-la para registrar a ocorrência, mas a mesma preferiu fazê-lo posteriormente”, diz trecho.

+ sobre o tema

Violência já atingiu 38% dos brasileiros, revela pesquisa do DataSenado

BRASÍLIA - Número de pessoas que afirmaram ter sido...

PM pede a atriz Letícia Sabatella ‘termo de responsabilidade’ por defender jovens

Ganhou repercussão nas redes sociais um episódio envolvendo a...

Um professor tocou violão para acalmar crianças que se escondiam de um tiroteio no RJ

Momento registrado durante um tiroteio em Paciência, no Rio,...

para lembrar

Anulação de provas do Enem gera ataques de xenofobia

OAB-CE vai analisar os comentários para decidir sobre a...

Para Ives Gandra: sobre direitos e privilégios

São Paulo, 20 de novembro de 2017. Prezado Ives Gandra, Márcia...

Racismo institucional, política de cotas e ações afirmativas em debate no MPPE

Fonte: Írohín-Jornal Online O racismo praticado pelas instituições, a política...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=