Onde está o Movimento Negro?

Sorrindo, e triste ao mesmo tempo, vou lendo a notícia do jornal o Estado de Minas sobre a descoberta de Hilda Furacão (83), vivendo em Buenos Aires.

Por:*Mônica Francisco

O sorriso, quase infantil, é por constatar que Hilda, o furacão de Minas e do Hotel Maravilhoso, é negra. A tristeza, a constatação de que querem mesmo nos alijar da vida em sociedade, em um apartheid silencioso e consensioso. Mulheres negras não têm o direito de serem mulheres e lindas no Brasil, isso é uma ofensa.

Deveria ser  proibido o branqueamento de pessoas negras. Lembram do comercial que “embranqueceu” Machado de Assis? O que faremos como negros e negras neste país para enfrentarmos com firmeza a cultura de aniquilação em todos os níveis das pessoas negras neste país?

Angela Davis, a filósofa e ativista dos Panteras Negras, disse que ao se olhar a televisão brasileira, se percebe que ela nunca permitiu a percepção de que há negros e negras no Brasil, o mesmo aos observar a composição do Senado disse ela. Somos minoria, sendo maioria, é hora de mudar o quadro, não podemos entregar à próxima geração esse fardo ainda tão pesado.

O incômodo é muito grande. As atrizes dizem: ‘vou fazer o papel de uma passista ou quituteira’, ou então, ‘uma empregada quase “da família” em um Leblon ou uma Copacabana idealizada’. É como se não se permitisse ir além do estereótipo da “mulata tipo exportação”(meu Deus). A questão não são os papéis, a questão é que são os mesmos papéis. Cristalizam-se estereótipos na ficção como os querem cristalizados na vida real, com raríssimas exceções.

Meu filho chega do pré-vestibular onde dá aula e diz que a tristeza é do tamanho do mundo, as meninas e meninos nem sequer sabem o que são as Ações Afirmativas. Dor que corta alma, é já está constatado e atestado, pessoas negras têm alma.

Andando em um grande shopping e observando as lojas, pensei em como os negros e negras sobrevivem, pois não havia nem uma pessoa negra nas lojas que vi. Não é exagero, não havia. Posso te passar o endereço se quiser constatar. Na limpeza das lojas não conta, e nem nesta condição vi também. Vi nos banheiros do shopping, pouquíssimos, mas nas lojas, nada.

Me pergunto , talvez por ignorância, onde está o Movimento Negro, onde estão as pressões para que sejamos de fato respeitados e respeitadas como seres humanos. Por que as empresas têm de obrigar as pessoas a usarem um cabelo que não é o seu? Quando tomaremos de fato uma postura firme em relação a estas atrocidades?

Quando viajam para os Estados Unidos, os brasileiros são atendidos por negras e negros, veem negros e negras em seus postos de trabalho, sejam eles quais forem, com seus cabelos loiros, trançados, coloridos ou  rastafari. Cabelo é identidade, igual a sua digital.

Aqui, como na Índia que aboliu o sistema de castas, mas que não deixou de vivenciá-lo nas suas relações cotidianas, mesmo proibido por lei. A escravidão ou melhor, suas práticas subjetivas ainda estão aí, impregnando o day by day do convívio social. Negro tem que saber seu “lugar”.

Indignados, muitos gritam contra Israel, mas vociferam, babando e apoiando a redução da maioridade penal. Dando uma rápida olhadinha na História desta nação e na atual composição das instituições de “correção” ou de “ressocialização” , educação ou o que quer que seja, de menores, e me diga quem vai pagar a pena e a cor de quem vai pagar a pena, isto é, se conseguir chegar até lá, antes de entrar na conta de alguma meta por aí.

Os menores brancos, classe média acima, que espancam quase até a morte empregadas domésticas achando que são prostitutas, queimam índios, matam avós, pais, estupram amiguinhas nas festinhas e postam na internet de “brincadeira” também vão? Ou serão só inconsequências juvenis, fruto de  imaturidade? Afinal, apesar de terem 1,80 m, são só crianças, como afirmou um pai, reiterando a conduta irrepreensível da família?

Meu Deus, aqui ainda se incomodam quando a atriz negra namora um homem branco, francês e rico. A senhora religiosa e caridosa da Tijuca disse indignada ao meu marido, ao ver acena de uma novela onde uma negra se casava com um rei e passava a ser a rainha na ficção, que aquilo era inconcebível, nunca poderia ser verdade, uma pessoa “assim”, porque é a vida, né, meu filho. Só novela mesmo.

Não quero “consentimento” para viver, ou desfrutar de minha cidade ou meu país. Quero usufruí-lo por direito. Os debates são importantes, as matérias são importantes, as campanhas de conscientização também o são, mas a tragédia já se deu, está aí. A nós, nos cabe agora repensarmos nosso futuro e  reconstruirmos esta nação.

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não à GENTRIFICAÇÃO e ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.

Fonte:Jb

+ sobre o tema

Esposa de Nelson Mandela agradece pelos numerosos apoios

Graça Machel, esposa de Nelson Mandela hospitalizado há 10...

Filmes atuais analisam a afirmação da identidade negra

Djon África e A última abolição são exemplos de...

OAB cria Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão

Cerimônia de posse da Comissão Nacional da Verdade da...

Conheça os vencedores do Prêmio Abdias Nascimento

Em cerimônia no Teatro Oi Casa Grande, foram conhecidos na...

para lembrar

Conheça dezenove fontes de informação seguras sobre África e africanidades

As fontes de informação, de diversas instituições pelo mundo,...

Candomblé é tradição, ancestralidade e resistência

Para começar, não há nada de descolado em ser...

O colonialismo liberal europeu mostra a sua face contra a Argentina

É o cúmulo do absurdo que o Parlamento Europeu,...

Karol Conka indica o lugar que todos os negros devem conhecer

A resposta é internacional: Château D’Eau, um bairro em...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=