Jovens africanos comprometidos a reduzir os riscos de desastre

Sete líderes participaram em viagem educacional sobre o assunto em navio que partiu de Maputo, em Moçambique; o treinamento foi oferecido em cooperação com o escritório regional da ONU para a Redução do Risco de Desastres.

Por Laura Gelbert  Do unmultimedia

Jovens africanos estão tomando medidas para tornar suas comunidades melhor informadas e preparadas para exposição aos efeitos de desastres.

A informação é do Escritório da ONU para a Redução do Risco de Desastres, Unisdr.

Informação

Lalumbe Makuya, uma jovem líder da África do Sul falou da importância de campanhas sobre redução de riscos de desastres. Ela é fundadora de uma entidade educacional que trabalha com estudantes em áreas rurais na África do Sul. Segundo ela, muitas crianças em seus programas perdem aulas durante a época das chuvas por conta de enchentes.

Makuya está entre os sete jovens líderes que participaram em uma viagem educacional sobre a redução de risco de desastres em um navio da ONG Peace Boat, baseada no Japão.

A embarcação saiu do porto de Maputo, em Moçambique, em direção à Cidade do Cabo, na África do Sul. O treinamento, que ocorreu entre 18 e 23 de dezembro, foi feito em cooperação com o Escritório Regional do Unisdr na África.

Turismo

O turismo também foi um tema abordado, já que o setor movimenta as economias de muitos países em desenvolvimento. Segundo o Unisdr, é preciso planejar como reduzir os efeitos dos desastres naturais e evitar a criação de novos riscos que afetam turismo e viagens.

A indústria é vulnerável a crises como epidemias, incêndios, ciclones, cheias, terremotos e tsunamis.

Ao final do programa, os sete jovens líderes formaram o grupo Juventude Resiliente da África e assinou uma declaração para destacar seu compromisso em aumentar a consciência e reduzir os riscos de desastres nos níveis local, regional e nacional.

Entre as ações estão campanhas nas mídias sociais a encorajar os governos locais a participarem da campanha “Construindo Cidades Resilientes”, liderada pelo escritório da ONU.

O Peace Boat, em parceria com o Unisdr Américas, vai conduzir outro programa de 22 a 27 de janeiro entre o porto de Valparaíso, no Chile, e Callao, no Peru. A Terceira Conferência da ONU sobre Redução do Risco de Desastre acontece em Sendai, no Japão, entre 14 e 18 de março.

+ sobre o tema

Ser do Ceará

Cearense, o que é ser desta terra, quais são...

Cuba offers free medical school to blacks and latinos

In September 2000, on a visit to New York...

Itamar Assumpção ganha estátua na Penha, em São Paulo

O cantor e compositor Itamar Assumpção, representante da chamada vanguarda...

Sara Bonetta Forbes, a princesa africana dada “de presente” para a Rainha Vitória

Nascida por volta de 1843, a futura Lady Sara...

para lembrar

Movimento negro faz denúncia internacional dos decretos de armas de Bolsonaro

Documento foi protocolado nesta madrugada junto à Comissão Interamericana...

Viola Davis destaca “nossa história” contada em “A Mulher Rei”

Como atriz e produtora de "A Mulher Rei", da...

Com falta de representatividade na TV, atores negros mudam cor da plateia de espetáculos no Rio

Em meio a polêmica sobre falta de representatividade, especialmente...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=