Constrangimento Racista no Burguer King

Sou nascida e criada no bairro de ipanema e me casei com um homem negro e temos dois filhos, uma menina de 17 anos e um menino de 12 anos.

eu-e-meu-filho

por Geórgia Jatahy Kitsos via Guest Post para o Portal Geledés

Tenho muito orgulho dos meus filhos são lindos, mas infelizmente já passei por situações constrangedoras, principalmente quando saio sozinha com o menino, porque as pessoas não me reconhecem como a mãe dele de imediato, estou cansada de ser constrangida junto com o meu filho e neste sábado dia 11 de abril de 2015 fomos lanchar no Burguer King de Ipanema situado na Rua Visconde de Pirajá, paguei o lanche e enquanto aguardavamos o recebimento do mesmo pedi ao meu filho que fosse a máquina de refrigerantes pegar o seu, o segurança do estabelecimento que também aguardava por um lanche quando o viu na máquina de refrigerantes gritou: “Ei, ei psiu está fazendo o que?”, só que neste momento meu filho se dirigiu a mim então ele perguntou se ele estava comigo.

Fiquei muito indignada e perguntei a ele que se fosse um menino loiro e de olho azul se ele o abordaria da mesma maneira ele respondeu que não, que as vezes entravam uns moleques e ficavam mexendo na máquina e que eu o desculpasse pelo engano, em suma ele achou que meu filho por ser negro era um menino de rua sem ao menos observar antes de abordar.

A gerente que observava veio me perguntar o que estava acontecendo e quando relatei o ocorrido ela me pediu milhões de desculpas. Como fico muito chateada nestas situações não penso direito, mas já me informei que deveria ter chamado a polícia e registrado o crime de racismo. Após sairmos de lá fomos ao supermercado e meu filho não desgrudou de mim.

A atitude aparentemente inocente deste segurança criou um constrangimento em uma criança só por ela ser negra e viver em Ipanema. As pessoas deveriam repensar seus conceitos e observar mais antes de agir e não julgar apenas pela aparência.

+ sobre o tema

Governo federal anuncia pacote pela Igualdade Racial

O presidente Lula anuncia, nesta terça-feira (21), um pacote...

Reparação histórica

O governo destinará à reforma agrária um dos mais...

Camilo Cristófaro é cassado por falas racistas e perde mandato de vereador em SP

Após 503 dias, a Câmara Municipal de São Paulo...

para lembrar

Depois de um carnaval quente, é hora de pensar em adaptação climática

Escrevo esta coluna, atrasada, em uma terça-feira de carnaval. A...

Intolerância religiosa

Fonte: Jornal Correio Braziliense - Coluna Opinião Em diferentes partes...

‘Para de atirar na gente’, pede criança do Complexo do Alemão em cartinha

Os monstros, para as crianças da Escola municipal Walt...
spot_imgspot_img

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...
-+=