Onde se fazem mais pesquisas racistas nos EUA?

Um estudo liderado por um professor da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, concluiu que existe uma relação forte entre as pesquisas de termos racistas realizadas no Google e a taxa de mortalidade de pessoas negras, ao considerar áreas geográficas. As conclusões dos investigadores, chefiados pelo professor David H. Chae, revelaram que nas áreas onde foram feitas mais pesquisas com as palavras “nigger” ou “niggers” (ambos termos pejorativos usados para a comunidade negra nos EUA), se registou um aumento de 8% de mortes, entre 2004 e 2009. O estudo foi publicado na revista científica PLOS ONE.

Por  Leonor Riso, do Sabado.PT
Nos Estados Unidos, constatou-se que os zonas onde mais se fazem pesquisas com estes termos se encontram nos estados americanos do Vermont, Massachussets, Rhode Island, Connecticut, Pensilvânia, Ohio, Virgínia Ocidental, Kentucky, Louisiana, Alabama, Tennessee e Mississípi.

OriginalSize$2015_05_07_17_17_05_120130

“Este efeito [do racismo] provoca mais de 30 mil mortes entre pessoas negras anualmente em todo o mundo”, afirmou Chae ao site Vox. “A discriminação é mais pérfida hoje em dia. O racismo em vários níveis da sociedade, como na habitação, emprego, e em contextos de justiça criminal, continua apesar de existir legislação protectora”, alerta o académico.

No entanto, David H. Chae adianta que há pesquisas realizadas no Google pela palavra “nigger” que podem não reflectir racismo: por exemplo, as feitas por estudantes ou jornalistas. Além da sua pesquisa, os autores citaram ainda outros estudos que comprovam que o stress e a ansiedade provocados quando uma pessoa é vítima de racismo podem levar à deterioração prematura do corpo, que afecta directamente a saúde, indica o site Vox. “O nosso estudo contribui para comprovar que o racismo cria padrões quanto à mortalidade e gera disparidades raciais na saúde”, concluiu David H. Chae.

No início do estudo, o National Center for Health Statistics (ou centro nacional de estatísiticas sobre saúde) definiu 196 “zonas de mercado”, assim designadas tendo em conta as semelhanças na oferta de canais televisivos, rádios e jornais nos locais. Daqui, foram seleccionadas as áreas onde se faziam mais pesquisas com as palavras “nigger” ou “niggers”.

De seguida, compararam-se os dados às taxas de mortalidade da população negra entre 2004 e 2009 nestes locais, tendo sido verificado o aumento de 8%.

 

Leia Também:

EUA: as ilusões do “Poder Negro”

+ sobre o tema

Brasil é um país dividido entre brancos escolarizados e negros mais pobres

Por: Max Milliano Melo Dois países ocupam uma...

Onde estão os cientistas negros?

"Mas se adotarmos cotas, corremos o risco de perder...

“Fashion Police” sobre Oscar 2015 teve caso de racismo? Vem entender essa história!

Giuliana Rancic comentou sobre dreads de jovem no programa...

João Pessoa – Setransp e Ouvidoria realizam campanha contra homofobia e racismo

A Prefeitura Municipal da João Pessoa (PMJP), através da...

para lembrar

Ditaduras moleculares

Como a imagem num holograma, que tem a informação...

“‘Torto Arado’ reflete passado escravagista mal resolvido”

Em 2018, o geógrafo Itamar Vieira Junior decidiu inscrever...

DJ Lah, do grupo Conexão do Morro, morre em chacina na periferia de São Paulo

Nove pessoas foram baleadas e, dessas, seis morreram em...

Editor acusado de injúria racial na Flip se afasta de cargo na PUC-SP

José Luiz Goldfarb, diretor da Educ, nega a ofensa...
spot_imgspot_img

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...
-+=