Sou contra o aborto.

Sou contra o aborto. Mas sou contra a criminalização do aborto também. O meu princípio moral e cristão não pode permitir que mulheres por motivos que desconhecemos e não nos cabe “julgar” outro princípio cristão, caia nas mãos de clínicas clandestinas e morram. “Sou a favor da vida” outro princípio totalmente cristão, se o aborto é inevitável legalizado ou não, ao menos sendo feito por vias legais poupará a vida da mulher e antes ela será acompanhada por uma equipe interdisciplinar de profissionais assistente social e psicólogo e outros que poderão apresentar outro caminho respeitando, contudo a sua liberdade de decisão. Enquanto não separarmos a moral do direito, não viveremos uma sociedade de respeito.

Enviado por Lúcia Goulart via Guest Post para o Portal Geledés

Sou contra o aborto, mas sou a favor da vida da mulher

Sabemos que em nossa sociedade uma mulher com recursos financeiros quiser fazer um aborto ela fará, irá a uma clínica com médicos conceituados, pagará pela consulta, pelo aborto, ficará de repouso na clínica e somente terá alta médica depois que estiver bem.

Enquanto não separarmos a moral do direito, não viveremos uma sociedade de respeito. Sabemos que em nossa sociedade uma mulher com recursos financeiros quiser fazer um aborto ela fará, irá a uma clínica com médicos conceituados, pagará pela consulta, pelo aborto, ficará de repouso na clínica e somente terá alta médica depois que estiver bem.

Ela não será denunciada e muito menos seu médico, e o procedimento feito em clínicas particulares não passarão de um atendimento normal, corriqueiro. Mas e a mulher que não possui recursos? Ela irá procurar um “aborteiro” clandestino de “fundo de quintal”, pagará também, mas bem menos  ue uma clínica particular, e somente Deus saberá se ela vai sair com vida desse lugar.

E se sobreviver terá complicações como muitas já tiveram, irão parar em um hospital Público, e será denunciada, caso não morra. Lembrando que essas clínicas clandestinas não respeitam o tempo em que se permite abortar sem causar sofrimento ao feto, isso é dentro das doze semanas de gestação, pois ainda não foi formado o sistema nervoso.

Passado esse tempo o feto com o sistema nervoso formado sofrerá com o procedimento, e o pior muito dessas clinicas submetem mulheres ao o procedimento quando se encontram até no sétimo mês de gestação. Isso não é mais aborto é infanticídio. Precisamos ter um debate sério sobre esse assunto, sem moralismo religioso.

Pois se os conservadores se importassem com a vida estariam preocupados com as mulheres que poderão vir a morrer enquanto o aborto é criminalizado. Foi aprovado no dia 21 de outubro de 2015 CCJ o PL 5069/2013.

No dia 21 de outubro de 2015, Acrescenta o art. 127-A ao Decreto Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal. Com autoria do Deputado Federal Eduardo Cunha e o relator Deputado federal Evandro Gucci. Aprovando o PL aprovação do PL nº 5.069, de 2013, nos termos do  Substitutivo que oferecemos. Essa lei modifica o atendimento prestados as mulheres vítimas de estupro.

Dificulta o aborto em caso de estupro vitimizando à mulher duas vezes, o direito ao aborto deve ser uma escolha da mulher e não do Estado. Ainda causará problemas para as mulheres que tiveram aborto espontâneo, uma vez que deverá ser notificado com Boletim de Ocorrência.

Para a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), a proposta piora uma conquista das mulheres, que é o atendimento humanitário em serviço de saúde. “A decisão sobre se ela quer ou não ir à delegacia deve ser da mulher, mas depois de ter seu corpo vilipendiado, nenhuma mulher pode ser obrigada a fazer um exame de corpo de delito”, declarou.

Sem contar as pesquisas feitas que o aborto é um caso de saúde pública. E os defensores da vida querem defender qual vida, a do feto que não tem uma história, uma sociabilidade? E a vida da mulher, que não sabemos as causa que a levará a fazer um aborto.

Sem contar as pesquisas feitas que o aborto é um caso de saúde pública. E os defensores da vida querem defender qual vida, a do feto que não tem uma história, uma sociabilidade? E a vida da mulher, que não sabemos as causa que a levará a fazer um aborto.

Ao invés de aprovarem essa lei que puni a mulher, deveriam legalizar o aborto, capacitar a Rede de Proteção Integral mantendo uma equipe interdisciplinar que atendesse a mulher, discutisse outras possibilidades, contudo respeitando a vontade final da dela.

Já no contexto de sociedades capitalistas modernas e desenvolvidas, onde o feminismo com a proposta de alargar os horizontes democráticos, incorporando as mulheres ao ideário da igualdade, o direito ao aborto é conquistado com o reconhecimento do direito à autonomia individual e como contestação ao poder do Estado em legislar sobre questões da intimidade do indivíduo. Ele se constitui na expressão mais radical da liberdade do cidadão perante o Estado. (BARSTED, 1991. P 104).

Uma pesquisa mostra que no Uruguai depois que descriminalizaram o aborto, a prática caiu, o Uruguai realiza por mês entre 300 e 400 abortos legais desde a promulgação, em outubro do ano passado, da lei que descriminalizou a prática até a 12ª semana de gestação. Antes da aprovação da lei, o Uruguai registrava mais de 30 mil abortos por ano.

O problema real está na falta de debate, na imposição de uma sociedade supostamente conservadora de uma moralidade, que defende a vida deixando vidas a mercê da morte por exclusão, por um capricho moral que não se baseiam em pesquisas, dados e fatos.

Ainda vivemos em uma sociedade machista, onde mulheres aprenderam a serem machistas também. Para essa “ala de conservadores e cumpridores da “moral” e bons costumes”, a vida da mulher que tem seus filhos, sua família, e por motivos diversos peculiares a cada uma, ela não pode ter mais esse, não quer ter esse filho, a vida dela não tem valor. Para muitos se essa mulher vier a morrer, pagou pelo crime que cometeu.

Referencias

BARSTED. Leila de Andrade Linhares. Legalização e Descriminalização: 10 anos de lutas feministas. Texto apresentado no Seminário Nacional Realidade do Aborto no Brasil, organizado pelos Grupos: Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, —ECOS Estudos e Comunicação em Sexualidade e Reprodução Humana—GELEDÉS Instituto da Mulher Negra, São Paulo, 1991.

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-10-21/comissao-da-camara-aprova-projeto-que-dificulta-aborto-a-vitimas-de-estupro.html acesso30/10/2015

http://noticias.terra.com.br/mundo/america-latina/uruguai-governo-diz-que-numero-de-abortos-diminuiu-apos-descriminalizacao,ef6beaf4539ad310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

acesso em 30/10/2015

 

Sobre Autora 

Assistente Social, especialista em Gestão de Políticas Públicas e Atendimento às Famílias, [email protected]

 

+ sobre o tema

para lembrar

Petição on-line pede o fim da objetificação das mulheres na publicidade

As mulheres são frequentemente exibidas em anúncios publicitários de...

Como agressões sexuais em público são punidas no mundo

Caso de abuso em ônibus gerou indignação e questionamentos...

Com mais de 5 mil atletas, Rio 2016 é a Olimpíada mais feminina da história

Os problemas de organização continuam, há uma tensão no...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=