Senado celebra Dia Nacional da Consciência Negra

Fonte: Agência Senado-
A partir de solicitação do senador Paulo Paim (PT-RS), o Senado realiza neste momento sessão especial para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra e também o Dia de Zumbi dos Palmares, celebrados em 20 de novembro com objetivo de debater a inserção do negro na sociedade brasileira.

 

Paim disse que espera ver aprovado o projeto que cria o Estatuto da Igualdade Racial, de sua autoria. Tal aprovação seria, em sua opinião, uma grande conquista e “a verdadeira carta de alforria da nação negra”. O projeto tramita no Congresso há sete anos. Foi aprovado pela Câmara sob a forma de substitutivo, com várias alterações ao projeto original (PLS 213/03), e precisa ser novamente apreciado pelo Senado.

 

O substitutivo da Câmara ao PLS 213/03 define como desigualdade racial todas as situações injustificadas de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência, origem nacional ou étnica. Define como população negra o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Entre outras medidas, o substitutivo trata de políticas públicas e programas especiais adotados pela iniciativa privada e o Estado para a correção das desigualdades raciais e a promoção da igualdade de oportunidades. Prevê ainda acesso universal e igualitário ao sistema Único de Saúde (SUS) para promoção, proteção e recuperação da saúde da população negra, que deverá ficar a cargo de instituições públicas federais, estaduais, distrital e municipais da administração direta e indireta. O objetivo é garantir tratamento e especialização em doenças mais comuns na raça negra, como a anemia falciforme.

 

Foi mantida no texto a exigência de cotas em partidos políticos para representantes de comunidades negras. De acordo com o substitutivo, coligações e partidos políticos devem ter, no mínimo, 10% de representantes negros em suas campanhas para eleições de deputados federais, estaduais e vereadores. Hoje, só há reserva para mulheres.

 

A proposição determina também que seja obrigatória a disciplina que trate da história geral da África e da população negra no Brasil nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio públicos e privados.

 

A data de celebração do Dia da Consciência Negra foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares. O Quilombo dos Palmares, atualmente situado na região de União dos Palmares, em Alagoas, era uma comunidade formada por escravos negros que haviam fugido das fazendas, prisões e senzalas brasileiras.

 

Matéria original

Leia também:

O Estatuto da Igualdadew Racial por Paulo Paim

 

+ sobre o tema

Expoentes da Nossa Ciência: um afro-brasileiro no mundo dos polímeros – Guimes Rodrigues Filho

Guimes Rodrigues Filho graduou-se em Química pela Universidade de...

O Brasil é um túmulo: o esquecimento dos memoriais africanos do Rio de Janeiro

Uma característica essencial dos povos humanos é a capacidade...

Lei Áurea: o final de uma luta que começou bem antes de 1888

Antes da Lei Áurea, sancionada há 126 anos, Amazonas,...

para lembrar

Brasil sustentou luxo de escravocratas retratados em polêmica mostra na Holanda

"Escravatura" —"Slavernij", em holandês —, exposição em cartaz até...

F1 Rocks traz Macy Gray e Jessie J a São Paulo

O festival F1 Rocks traz a diva da soul...

Estudos e Criação em Performance/Live Art – Módulo 2 – inscreva-se

Objetivo Este curso é um espaço para a experimentação e...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=