Maceió é a capital mais violenta para jovens. São Paulo está em último, diz pesquisa

Fonte: Veja –

 

A capital brasileira mais violenta para os jovens é Maceió (AL), aponta o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJV), lançado nesta terça-feira pelo Ministério da Justiça e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo aparece em último lugar entre as capitais, e o Rio de Janeiro ocupa a 8ª posição.

 

O IVJV é um indicador que mede os locais onde os jovens do Brasil estão mais vulneráveis à violência, levando em consideração fatores como taxa de homicídios, mortes no trânsito, indicadores de pobreza e desigualdade. A pesquisa analisou a população na faixa dos 12 aos 29 anos, em 266 cidades com mais de 100 mil habitantes.

 

No ranking geral, a cidade mais violenta é Itabuna, no sul da Bahia, seguida por Marabá (PA) e Foz do Iguaçu (PR). Completam as cinco primeiras posições, Camaçari (BA) e Governador Valadares (MG), com índices considerados muito altos. Entre as consideradas mais seguras para os jovens, São Carlos, no interior paulista, foi a que registrou o IVJV menor. Depois, as menos violentas são São Caetano do Sul (SP), Franca (SP), Juiz de Fora (MG) e Poços de Caldas (MG).

 

“Pelo dados, a questão exposição é mais aguda no Nordeste e no Norte, mas o problema está no Brasil inteiro. Nossa abordagem é que a vulnerabilidade não é só violência e crime, mas também fatores como acesso à escola, pobreza e acidentes de trânsito. O cenário é complexo, e as autoridades precisam entendê-lo para traçar as políticas públicas”, afirmou Renato Sérgio de Lima, secretário-geral do Fórum Brasileiro de Segurança.

 

Morte precoce – O estudo também mostrou que jovens com idade entre 19 e 24 anos são os que têm as maiores chances de morrer vitimados pela violência no Brasil. O IVJV calcula que uma média de cinco pessoas nesta faixa etária devem morrer em cada município brasileiro. Em seguida, os mais suscetíveis são os de 25 a 29 anos (3,73 por cidade) e, depois, de 12 a 18 anos (2,38).

 

Também foi traçado o perfil dos grupos expostos à violência. Os mais vulneráveis são homens, com mais de 19 anos, declarados negros ou pardos. O risco é menor, de acordo com o levantamento, para mulheres, com idade entre 12 e 18 anos.

 

Na faixa etária de 12 a 18 anos, a estimativa é de que 2,38 adolescentes morram antes dos 18 anos. Já entre adultos de 25 a 29 anos, a previsão é de que, em média, 3,73 jovens morram antes de chegar aos 29 anos.

 

“O resultado é comovente. Demonstra que o caminho de construção das políticas para Segurança Pública deve ser por outro paradigma”, disse o ministro da Justiça, Tarso Genro, em coletiva de imprensa sobre a pesquisa.

 

Confira as posições das capitais no ranking nacional:

Capital Posição
Maceio (AL) 13º
Porto Velho (RO) 19º
Recife (PE) 22º
Belém (PA) 34º
Macapá (AP) 40º
Teresina (PI) 43º
Manaus (AM) 59º
Rio de Janeiro (RJ) 64º
Cuiabá (MT) 66º
São Luís (MA) 67º
Fortaleza (CE) 68º
Salvador (BA) 84º
João Pessoa (PB) 89º
Rio Branco (AC) 96º
Aracaju (SE) 103º
Boa Vista (RR) 104º
Belo Horizonte (MG) 105º
Vitória (ES) 107º
Palmas (TO) 111º
Curitiba (PR) 120º
Campo Grande (MS) 148º
Natal (RN) 152º
Florianópolis (SC) 157º
Porto Alegre (RS) 161º
Goiânia (GO) 163º
Brasília (DF) 172º
São Paulo (SP) 192º

Matéria original

 

+ sobre o tema

Milhares de indianos pobres marcham por justiça social

Milhares de indianos entre os mais pobres do...

O sangue negro de Noêmia Souza

Dentro do contexto literário de Moçambique a autora Noêmia...

Indesculpável

Por: Edson Lopes Cardoso Os promotores Maurício Lopes e Marcelo...

Kamasi Washington cria o clássico do jazz para a geração atual

O saxofonista e compositor de jazz Kamasi Washington, prodígio dos...

para lembrar

Tiago Barbosa fala sobre seu papel no musical O Rei Leão

Tiago Barbosa é um dos nomes da vez. Carioca...

Geografia: Além do professor – Milton Santos

Esta sala é para mim um presente. Tentarei colocar-me...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=