AMAZONAS: Nacional acusa árbitro de racismo

Por: Thiago Henrik

 

O presidente do Nacional, Luís Mitoso, pretende processar por racismo o árbitro Francisney Oliveira da Silva. O juiz fez um Boletim de Ocorrência (B.O) no 14° Departamento Integrado de Polícia (DIP), no Jorge Teixeira, acusando o volante Lima de agressão logo após o jogador ser expulso na partida com a ASA, no domingo.

 

Segundo Mitoso, pelo menos três jogadores incluindo Lima, relataram que o árbitro teria os ofendido de forma preconceituosa durante o jogo, que ocorreu no estádio Roberto Simonsen, pela quinta rodada do Campeonato Amazonense. Os outros titulares do Naça que, supostamente, sofreram racismo foram o volante Viola, expulso também no segundo tempo da partida, e o lateral-esquerdo Jean Batista.

 

“Ele (Francisney da Silva) faltou no mínimo com respeito aos nossos jogadores. Afinal, para chegar alguém de ‘negão’ ou neguinho’ precisaria ao menos ter intimidade, senão é algo pejorativo. Quando expulsou o Viola, ele disse: ‘vai saindo negão’. Isso é racismo, um crime inafiançável”, declarou Mitoso, que é advogado e vereador.

 

O dirigente do Nacional só oficializará o processo por racismo contra o árbitro Francisney da Silva, caso o mesmo decida ir em frente em procurar a Justiça Comum para julgar, de forma penal, o volante Lima. “Estou esperando o advogado dele (do árbitro) entrar em contato conosco. O Nacional está disposto a entrar num acordo”, declarou Mitoso.

 

O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF), Vladimir Bastos, afirmou que o árbitro Fransciney da Silva não se pronunciará sobre o ocorrido na partida. “Ele já entregou a súmula e o relatório. Agora, é aguardar o julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AM)”, disse Bastos.

 

Fonte: Futebol Nortista

+ sobre o tema

Bebê “ariano perfeito” usado em propaganda nazista era uma criança judia

A foto ganhadora de um concurso que escolheu o...

Site de relacionamentos para brancos causa polêmica nos EUA

Um site de relacionamentos para pessoas brancas causou polêmica...

Intolerável e criminoso: O racismo mata e precisa ser punido e combatido

No país da desigualdade e do racismo genocida, o...

para lembrar

As mães ‘órfãs’ de filhos que o Estado levou

Em plena democracia, policiais matam cidadãos e não assumem...

PGR recomenda punição a policiais que não usarem câmeras em fardas; decisão cabe ao governo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou recomendação ao Ministério...

Atoleiro racista

Quem acha que a liberdade de expressão permite manifestações...
spot_imgspot_img

Marca de maquiagem é criticada ao vender “tinta preta” para tom mais escuro de base

"De qual lado do meu rosto está a tinta preta e a base Youthforia?". Com cada metade do rosto coberto com um produto preto,...

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...
-+=