Cunhado de premiê acusa Obama de ser antissemita

O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, se viu ontem em meio a uma nova polêmica nas recentemente conturbadas relações com os EUA ao ter de ir a público rejeitar comentário do seu cunhado a uma rádio israelense chamando o presidente Barack Obama de antissemita.

 

Em uma entrevista à rádio do Exército, Hagai Ben-Artzi disse que Obama “odeia os judeus”, e tanto Netanyahu quanto o povo de Israel também não gostam do presidente americano.

 

“Quando um presidente dos EUA é antissemita, é um teste para nós. Temos de dizer: Não cederemos. Somos uma nação de 4.000 anos, e você [Obama] em um ano ou dois será esquecido. Quem lembrará de você? Jerusalém vai durar para sempre”, disse, segundo o “Haaretz”, ao cobrar resistência à pressão dos EUA contra construções anunciadas na cidade.

 

O premiê israelense disse, em nota, se opor “firmemente” às palavras de Ben-Artzi. “Eu tenho grande apreço pelo compromisso do presidente Obama com a segurança de Israel, expressado em várias ocasiões.”

 

O ruído é mais um ingrediente no princípio de crise que se instalou nas relações entre os dois aliados desde que Israel anunciou na semana passada, durante a visita oficial do vice-presidente Joe Biden, a construção de 1.600 apartamentos novos em Jerusalém Oriental.

 

O anúncio abortou conversas indiretas entre Israel e palestinos sob a mediação dos EUA

 

Nas primeiras declarações sobre o atrito, Obama disse em entrevista à TV Fox News ontem que ações recentes de Israel “são prejudiciais” ao processo de paz, mas negou que haja crise na relação bilateral.

Fim do bloqueio
Ontem, Israel levantou o bloqueio à entrada em Jerusalém pela Cisjordânia e à esplanada da mesquita de Al Aqsa. As medidas haviam sido tomadas no fim de semana para a reabertura de uma antiga sinagoga, contra a qual grupos palestinos haviam convocado “dia de ira”.

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

STF intima governo de SP a se manifestar em ação sobre edital de câmeras

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, intimou o governo...

Lewandowski apresentará normas para uso de câmeras corporais por policiais

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo...

Defensoria Pública de SP recorre ao STF contra flexibilização nas câmeras corporais na PM

A Defensoria Pública do estado de São Paulo entrou...

para lembrar

Pesquisa Vox Populi mostra Dilma com 38% e Serra com 35%

Pesquisa do instituto Vox Populi, divulgada neste sábado (15)...

Netinho tem candidatura oficializada

São Paulo - No mesmo dia em que...

Ser Minas Tão Gerais: Outras Impressões da Terça

Por Leno F. Silva No último domingo minha...

Comissão vai à ONU acusar Universal de intolerância religiosa

Fonte: Folha de S.Paulo -   A Comissão...

Imposto de renda: como apoiar projetos sociais na sua declaração

Pouca gente sabe, mas parte do seu imposto de renda devido pode ser direcionada para organizações sociais que trabalham para proteger direitos de crianças e adolescentes....

Brasil investe pouco em prevenção de desastres

Separada por duas ruas da margem do rio dos Sinos, a casa onde mora Ana Carolina Dutra da Silva, em São Leopoldo (RS), tem...

Ações para a cidadania

Testemunhamos casos de guerras, violências, feminicídios e racismo diariamente. Em quase todos eles, inúmeras vozes nas redes sociais prontamente assumem posicionamentos com verdades absolutas...
-+=