Drogba é eleito o 10º herói mais influente

Atacante que vai enfrentar o Brasil na Copa do Mundo foi escolhido pela revista Time graças ao papel que teve no fim da guerra civil da Costa do Marfim

 

A lista da revista americana Time que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o líder mais influente do mundo também elencou heróis, artistas e pensadores que estão afetando o mundo. Na lista de heróis, em décimo lugar, aparece o atacante Didier Drogba, que deve enfrentar o Brasil na Copa do Mundo quando a seleção brasileira encarar a Costa do Marfim na primeira fase. O primeiro colocado na lista de heróis é o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

 

Drogba, que defende o Chelsea, da Inglaterra, é um mito entre os marfinenses. E o episódio que o transformou nisso é odestaque do texto da Time. Na época da Copa do Mundo de 2006, a Costa do Marfim vivia uma guerra civil entre o norte mais pobre e muçulmano, e o sul cristão e mais rico. Durante o torneio, Drogba organizou a filmagem de um vídeo no qual os jogadores marfinenses pediam paz no país. Como conta a Time, “muitos creditam à calma subsequente [ao pedido dos jogadores] o início da reconciliação”.

 

Em 2007, Drogba, que é cristão, atuou para que um jogo da seleção da Costa do Marfim fosse realizado em Bouaké, cidade do norte do país que centralizava a rebelião. O jogo foi acompanhado pelo presidente do país e líderes rebeldes, em um sinal de união nacional.

 

Em 29 março deste ano, 22 torcedores morreram na capital marfinense, Abidjan, durante um jogo da seleção nacional contra o Malawi, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Drogba doou todo o dinheiro que ganha de patrocinadores para a construção de novos hospitais no país.

 

Ações como essas não fazem do jogador um deslumbrado. Suas frases à Time mostram que ele entende perfeitamente os problemas do país. “Eu gostaria que o país fosse capaz de lidar sozinho com seus problemas políticos”, disse. “Não é bom depender das derrotas ou vitórias da seleção, isso significa que alguma coisa está errada”, afirmou.

 

Em um vídeo no site da Time, Drogba votou no ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, como o homem mais influente do mundo.

Fonte: Revista Época

+ sobre o tema

Marlene Jennings

Marlene Jennings, nascida em 10 de novembro de 1951...

OLINDA: Rebele-se contra o Racismo

OLINDA: Rebele-se contra o Racismo

Here’s where “white” Americans have the highest percentage of African ancestry

Many Americans who call themselves white might be surprised...

Jesse Jackson: “Agora temos liberdade, mas não somos iguais”

É uma figura icónica. Ajudou a abrir caminho...

para lembrar

spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=