Economias africanas vão continuar a crescer

“África está a crescer a um ritmo não visto desde o período pós independências, sendo o crescimento do Produto Interno Bruto bem acima dos cinco por cento.”

A economia moçambicana cresceu 7,1 por cento no primeiro semestre deste ano, crescimento que foi alcançado apesar dos choques externos da economia mundial.

De facto, muitos analistas afirmam que a instabilidade nos mercados financeiros nos últimos dias não deverá ter efeitos negativos em África.

Anthony Carrol, um consultor sobre comércio e investimentos que há mais de três décadas trabalha em África, disse que esta é a oportunidade boa para investidores individuais ou de companhias colocarem dinheiro em África.

“África está a crescer a um ritmo não visto desde o período pós independências, sendo o crescimento do Produto Interno Bruto bem acima dos cinco por cento,” disse Carrol que recordou que a companhia de investimentos Goldman Sachs prevê que 8 das 11 economias em crescimentos nos próximos dez anos serão em África.

“O Banco Mundial diz que 4,7% dos investimentos globais vão agora para África, uma subida grande se levarmos em conta que em 2000 era menos de um por cento,” acrescentou.

O Banco de Desenvolvimento Africano prevê com efeito um crescimento médio em África de 6,5% no próximo ano apesar das recentes quedas nos mercados globais.

A companhia de investimentos Ernst and Young prevê que o investimento directo estrangeiro em África poderá alcançar 150.000 milhões de dólares até 2015 quando o ano passado foi de 84.000 milhões.

A queda dos últimos dias nas bolsas de valor afectou também as principais bolsas em África.

Mas muitos economistas afirmam que embora as grandes economias do mundo continuem em dificuldades a curto prazo, não há qualquer sinal que as economias africanas estejam a abrandar. As informações são da VOA.

+ sobre o tema

“Afropessimismo” deve ser revisto após a Copa

Quando se fala em África, logo se pensa em...

Pepe Mujica deu um soco no estômago do mundo inteiro

Dilma Roussef puxou o orelhão de Obama. Pepe...

Yzalú mistura dance hall e ragga music em seu novo single, “ESTAMIRA”.

Após o lançamento do primoroso álbum “Minha Bossa é...

Nigéria reduz para 152 o número de mortos em acidente aéreo

O governo da Nigéria reduziu nesta segunda-feira para...

para lembrar

Espaços culturais baianos recebem Mostra Cinema e Direitos Humanos

As exibições acontecem entre 21 de janeiro até 24...

Da elite branca ao rei negro

Há 120 anos aportava no Brasil a sua primeira...

As duas caras de Pharrell Williams

Transforma em ouro tudo o que toca. É...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=