George Wright – Assassino foragido há mais de 40 anos detido em Portugal

Assassino foragido há mais de 40 anos detido em Portugal

Um assassino condenado que fugiu de uma prisão americana há mais de 40 anos foi preso na segunda-feira em Portugal, em Sintra, segundo informações divulgadas pelo FBI.

O americano George Wright, de 68 anos, foi condenado juntamente com um cúmplice pelo assassínio do dono de um posto de gasolina na cidade de Wall, no Estado da Nova Jersey, em 1962, durante um assalto.

George Wright foi condenado a uma pena de 30 anos e permaneceu oito anos numa prisão de Nova Jersey, de onde conseguiu fugir em Agosto de 1970.

Wright associou-se a um grupo de militantes radicais e, em 1972, juntamente com outros cúmplices sequestrou um avião que ia de Detroit para Miami. O criminoso, que tinha 29 anos na época, teria entrado no avião disfarçado de pastor e teria usado uma identidade falsa.

Ao chegar a Miami, os criminosos exigiram um resgate de 1 milhão de dólares para libertar os 86 passageiros a bordo.

Após um agente do FBI ter entregue ao grupo um saco de 32 quilos contendo dinheiro, os passageiros foram libertados.

Os sequestradores forçaram de seguida o avião a seguir para Boston, onde um piloto foi trazido para o aparelho e o avião foi levado para a Argélia, onde os sequestradores queriam obter asilo político.

No país árabe, foram acolhidos pelo escritor e militante Eldridge Cleaver, integrante do grupo Panteras Negras, que estava refugiado na Argélia, já que o governo local dava apoio ao que entendia ser movimentos de libertação mundiais.

Após divergências com o governo argelino e por pressão dos Estados Unidos, o grupo foi forçado a entregar o dinheiro do resgate às autoridades argelinas, que o devolveram para os americanos. Eles foram detidos por um período e também tiveram negado o seu pedido por asilo político.

Os sequestradores acabaram por refugiar-se em França onde todos – à excepção de Wright – foram procurados, capturados e condenados em Paris em 1976.

Os agentes do FBI contavam com retratos que simulavam a aparência de Wright mais velho e monitorizavam contactos que ele poderia estar a fazer com a sua família.

As investigações levaram a diferentes endereços, entre eles, uma em Portugal. Com a ajuda das autoridades portuguesas, conseguiram, finalmente encontrar Wright.

O FBI aguarda agora a extradição de Wright.

Fonte: Diário Digital

+ sobre o tema

Hamilton é vítima de racismo e FIA deve investigar caso

Atual campeão mundial e atual sétimo colocado no Mundial...

Peça O Duelo, com Camila Pitanga, lota teatro no Cena Contenporanea

    Nahima Maciel, A peça mais longa do Cena Contemporânea teve...

André Rebouças

André Rebouças descendeu do alfaiate português Gaspar Pereira Rebouças que,...

para lembrar

Harriet Tubman

Harriet Tubman nasceu Araminta "Minty" Ross e seus pais,...

Pantera Negra: Protagonista diz que sente fazer parte de algo histórico

Ator falou sobre a importância de ser um protagonista...

Salvador: Espetáculo faz homenagem à cantora mineira Clara Nunes

Considerada uma das maiores intérpretes do país, a cantora...

APAN promove 2ª Mostra do Audiovisual Negro em São Paulo

Evento amplia número de salas e exibe mais que...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=