Nordeste do Brasil facilita comércio com a África

 

Três países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), designadamente Angola, Cabo Verde e Moçambique, vão ganhar centros de distribuição para facilitar o comércio de produtos da região nordeste do Brasil, disse na sexta-feira o director da Ceará Trade Brasil.

O centro de Angola deverá começar a funcionar ainda este ano, com o envio de um primeiro contentor antes do Natal, informou Roberto Marinho, presidente da Câmara do Comércio Brasil-Angola e vice-presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará. A Ceará Trade Brasil é uma das empresas responsáveis pela iniciativa, ao lado de parceiros africanos.

Em Moçambique e Cabo Verde a expectativa é de que as operações comecem já no primeiro trimestre de 2012. No início, o foco da operação centra-se em produtos que já têm uma fileira industrial consolidada no Nordeste brasileiro: confecções, cosméticos, calçado, móveis e material de construção.

O projecto tem como objectivo minimizar os problemas com a logística, que é o principal entrave ao aumento nas vendas de produtos brasileiros em África. Roberto Marinho afirma que, actualmente, o tempo entre a compra e a entrega de produtos pode chegar a 80 dias.

“Este projecto é baseado em exportações que já fizemos. É um modelo para dinamizar e uniformizar essas exportações, tornando-as regulares”, disse o responsável. A ideia é não apenas abastecer o mercado africano, mas também permitir que marcas brasileiras se consolidem naqueles países.

Para isso, é necessário que seja estabelecido um fluxo contínuo de comércio. Além de fazer as exportações, o projecto actuará na comercialização em África e na capacitação dos revendedores africanos.

 

 

 

Fonte:  Jornal Angola

+ sobre o tema

Afrolaje comemora 11 anos com Feira Afro Literária, Roda de Jongo e Capoeira 

São 11 anos dedicados á pesquisa e difusão da...

A Lagoa da Vida de Boaventura Cardoso

1. "Dizanga dya Muenhu" (1977) é o livro de estreia...

Sul-africanos recordam Samora Machel aos 30 anos de sua trágica morte

Do Prensa Latina Pretória, 17 out (Prensa Latina) Os sul-africanos...

Iza estreia como atriz sob direção de Lázaro Ramos no Prime Video

Consagrada no meio musical, Iza, 31 anos, inicia uma nova...

para lembrar

TERREMOTO HAITI:Boas e más palavras

Laferrière expõe em suas obras, repetidas vezes, a exploração...

Angola suspende atividades da Igreja Universal

Presidente José Eduardo dos Santos suspendeu as atividades...

Graça Machel preside à escola de estudos Orientais e Africanos de Londres

  Machel deverá presidir a graduações e outras...

Jay-Z elogia Frank Ocean: ‘Tem algumas das melhores músicas’

Um dos grandes nomes do R&B atual, Frank Ocean recebeu diversos...
spot_imgspot_img

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...
-+=