Moscou: A democracia e o nazismo são incompatíveis

A 19 de janeiro à noite, um comício antinazista revê lugar em Moscou. O ato, organizado pelo Comité de 19 de janeiro e a Frente Esquerda , foi dedicado à memória do advogado Stanislav Markelov e da jornalista da Novaia Gazeta, Anastasia Baburina, assassinados a tiros há três anos.

“O antinazismo não é um crime”, “A democracia e o nazismo são incompatíveis” – são as palavras de ordem que foram pronunciadas ontem no centro da capital russa. Neste ano, a manifestação reuniu um número recorde de participantes. Não apenas moscovitas chegaram para dizer NÃO ao nazismo: ao comício juntaram-se habitantes de mais de 20 cidades, inclusive de Kiev e Bichkek, de Paris e Berlim. Os organizadores sustentam que é necessário fazer lembrar às pessoas a necessidade da luta contra o neonazismo e a xenofobia, falar em voz alta sobre as vítimas do terror ideológico e político. “Não devemos esquecer disso nem por um momento”, declarou o líder da Frente Esquerda,Serguei Udaltsov:

– Não pode ser excluída a ameaça de reincidência de tais acontecimentos. Ninguém de nós é garantido disso, enquanto na sociedade se mantiver a intolerância, a xenofobia e enquanto as autoridades, às vezes, fecharem os olhos a isso. A geração jovem não é indiferente e não olha do lado para a arbitrariedade no país. E isso é bom, porque a sociedade de pessoas indiferentes, interessadas no desenvolvimento progressivo do país é uma garantia de que a Rússia não se degrade e não se atole no caos.

Os organizadores solicitaram não politizar a manifestação, qualificando-a como um ato pacífico de protesto civil. Contudo, à luz dos últimos acontecimentos, ligados às eleições para a Duma de Estado, não é possível deixar a marcha maciça fora da política. A divisão dos cidadãos russos por nacionalidades torna-se cada vez mais frequente uma moeda de troca para políticos. Assim, o conhecido bloggere oposicionista, Aleksei Navalny, apresentou-se reiteradas vezes como nacionalista russo e o seu caso não é único, existindo várias organizações de ultra-direita. O seu apoio na sociedade não é grande; mas não se pode relaxar, diz o defensor dos direitos humanos, Lev Ponomarev:

– A Rússia encontra-se numa etapa transitória, afastando-se dos restos do totalitarismo e aproximando-se de um Estado democrático. O nazismo, o nacionalismo russo é aquilo que pretende governar o país. Por isso, é necessário estarmos atentos.

O Tribunal reconheceu um dos fundadores da revista Imagem russa, Nikita Tikhonov, e a ativista da organização Veredito Russo, Evguenia Khasis, culpados do assassinato do advogado Markelov e da jornalista Baburova. Tikhonov foi condenado à prisão perpétua e Khasis – a 18 anos de privação de liberdade. A sentença provocou debates encarniçados na sociedade russa. Algumas pessoas continuam a ter certeza de que o veredito foi lavrado em relação aos inocentes e que os verdadeiros culpados escaparam à responsabilidade.

 

 

Fonte: Vozes da Russia

+ sobre o tema

Rikardo, o bebé que fez “nascer” uma polémica racista na Hungria

Rikardo Racz nasceu um minuto depois da meia-noite. Foi...

Paraná abre concurso para contratar engenheiros

O governador Beto Richa autorizou a abertura de...

O avanço do racismo futebol

Casos nos estádios de futebol e na internet crescem...

Comediante se passa por bêbada e vende drogas a polícia para provar que brancos têm privilégios

Jessie Kahnweiler cometeu uma série de infrações para tentar...

para lembrar

CPI da Violência Contra Jovens Negros ouve diretor da Anistia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência Contra...

‘Black Power’, de Stokely Carmichael, dá dimensão da consciência negra

A gritante ausência de uma tradução do livro "Black...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=