Atraso na titulação de terras quilombolas em RO mobiliza Padre Ton

 

O atraso na titulação de terras das comunidades quilombolas existentes em cinco municípios de Rondônia levou o deputado federal Padre Ton (PT-RO) a apresentar, ontem (29), requerimento à Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da qual é membro titular, solicitando a realização de uma Mesa Redonda na cidade de Costa Marques para debater o problema e propor solução.

“Esse processo de titulação de terras tradicionalmente ocupadas por comunidades quilombolas em nosso estado está muito atrasado. O Incra precisa dar uma resposta definitiva para estas comunidades. Até o momento, apenas duas áreas foram tituladas”, explica Padre Ton, justificando o motivo do requerimento.

Segundo ele, as comunidades têm procurado seu apoio para encaminhar questões de ordem fundiária. “Respeitar e valorizar as comunidades tradicionais tem sido um compromisso histórico de meu partido. Por isso, estou á disposição, e vamos trabalhar para que os processos de titulação tenham andamento”.

Em Rondônia existem nove comunidades quilombolas, das quais sete já foram certificadas pela Fundação Palmares, instituição com autoridade legal para declarar a veracidade das comunidades quilombolas existentes.

As comunidades são Rolim de Moura do Guaporé e Tarumá (Alta Floresta); Forte Príncipe da Beira e Santa Fé (Costa Marques); Pimenteiras do Oeste e Laranjeiras (Pimenteiras do Oeste); Pedras Negras e Santo Antônio (São Francisco do Guaporé) e Jesus (São Miguel do Guaporé).

Para a Mesa Redonda, o deputado está propondo a presença de representantes das seguintes instituições: Fundação Palmares; Incra; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e Governo de Rondônia, além de autoridades locais.

“Queremos reunir o conjunto de agentes públicos encarregados de efetivar o direito das populações quilombolas, para identificar pontos de estrangulamento e construir ações que possam encaminhar para a solução da ausência de demarcação destas áreas”, diz o deputado Padre Ton.

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias irá votar o requerimento e definir uma data para o evento em Rondônia.

 

 

 

 

Fonte: Rondo Noticias

+ sobre o tema

A beleza negra está em destaque nas capas de 3 revistas de moda do Brasil. E isso é ótimo

Nos últimos anos, elas têm dado espaço para belezas...

Ex-deputado conta como lutou contra o racismo em Brasília

O Portal Correio Nagô inicia hoje (03/02) uma de entrevistas com...

Fernando Torquato: Qual a melhor maquiagem para pele negra

Qual a melhor maquiagem para pele negra? Fernando Torquato...

para lembrar

Consciência Negra, Modo de Usar

Fonte: Lista Racial - Por Nei Lopes    ...

Viola Davis é homenageada com prêmio feminista no ‘Critics’ Choice Awards’

Na madrugada de domingo (11) para segunda (12) foi...

Usher também quer falar de racismo em “Chains”, em um dos melhores clipes da sua carreira

Ainda que caminhemos a curtos passos, as discussões sobre...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=