Dia no atletismo tem fim de hegemonia e quebra de recorde

Entravam Olimpíadas, saíam Olimpíadas, era sempre a mesma coisa: ouro para os Estados Unidos nos 4x400m masculinos. Era assim desde os Jogos de Helsinque, em 1952. Era: não é mais. Nesta sexta-feira, Bahamas desbancou a força dos americanos e ganhou a final.

Foi uma derrota forte para a potência olímpica. Mas o país sempre tem mais a comemorar do que a lamentar nas Olimpíadas. Nos 4x100m feminino, as americanas voaram, bateram as rivais jamaicanas e baixaram o recorde mundial em quase meio segundo – a marca mínima agora é de 40s82. O bronze ficou com a Ucrânia. O Brasil terminou em sétimo.

Tianna Madison, Carmelita Jeter, Bianca Knight e Allyson Felix: com elas, Estados Unidos fulminam antigo recorde mundial nos 4x100m (Foto: Agência Reuters)

Já entre os homens, o revezamento 4x100m viveu sua fase eliminatória. O Brasil ficou em décimo e não conseguiu avançar à final. Os americanos foram os melhores do dia, seguidos de perto pela Jamaica, que teve Yohan Blake, mas preservou seu maior astro, Usain Bolt.

tiannamadison carmelitajeter biancaknight allysonfelix thebeatles reu1024Nos 5.000m, o ouro ficou com a etíope Meseret Defar, seguida pela queniana Vivian Cheruiyot e por outra etíope, Tirunesh Dibaba. Já os 1.500m tiveram dobradinha turca. Asli Cakir Alptekin ficou com o ouro, e a prata coube a Gamze Bulut. O bronze foi para Maryam Yusuf Jamal, nascida na Etiópia, mas que representa o Bahrein.

Também houve definição no salto com vara e no lançamento de martelo. No primeiro, o ouro foi para o francês Renaud Lavillenie, que alcançou 5,97, o novo recorde olímpico; no segundo, vitória para a russa Tatyana Lysenko, com 78,18m – também a nova marca dos Jogos.

Fonte: Globo Esporte

+ sobre o tema

Dona Ivone Lara

Yvonne Lara da Costa, Dona Ivone Lara (Rio de Janeiro,...

Èku abó: por um xirê inter-religioso

Sintonizar na gramática afrocentrada o diálogo inSintonizar na gramática...

A propósito de uma velha carta de Luíza Bairros

Acredito que a morte de Luíza Bairros nunca será...

Morre no Rio Grande do Sul idealizador do Dia da Consciência Negra

O movimento negro gaúcho está de luto. Morreu na...

para lembrar

Piedad Córdoba pede apoio ao processo de paz na Colômbia

A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba pediu nesta segunda-feira em...

Angela Maria, rainha do rádio, morre aos 89 anos

A cantora Angela Maria, uma das rainhas do rádio,...

Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

Francisco Ribeiro Eller — ou Chicão, para os íntimos,...

A morte de Nelson Mandela traria o caos à África do Sul?

Já se tornou um ritual terrivelmente comum. As autoridades...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=