África que a mídia não mostra para você

Uma criança negra e raquítica pedindo esmolas com um olhar perdido em uma paisagem árida e suja. Esse é o arquétipo que a mídia por anos vendeu sobre o “infeliz povo africano”. Embora a miséria seja uma realidade no continente, a narrativa de que tudo é fome, miséria e tragédia nunca esteve perto da verdade.

Por  , no Mochila Brasil

Trabalhar com a pobreza explícita também  tem sido a tática de comunicação de algumas ONGs que usam a miséria para angariar fundos. A tática pode até ser eficaz em aumentar os lucros, mas carimba a imagem de todo um continente que definitivamente tem muito a mostrar para o mundo.

Chimamanda Ngozi Adichie é uma romancista nigeriana que veio de uma família de classe média. O pai é professor e a mãe administradora.  Adichie foi estudar em uma universidade americana aos 19 anos de idade e em uma palestra proferida para o TED  , ela conta sobre sua experiência, de como sua companheira de quarto ficou chocada ao descobrir que ela podia falar Inglês (o inglês é a língua oficial da Nigéria) , que sabia como usar um fogão e que ouvia Mariah Carey em vez de “música tribal”.

“Ela sentia pena de mim antes mesmo de me conhecer.  Ela conhecia apenas uma única narrativa sobre a África. Sua ideia em relação a mim enquanto africana, era uma espécie de piedade paternalista bem-intencionada.   Era uma única narrativa de catástrofe. Nesta única narrativa, não havia nenhuma possibilidade dos africanos serem semelhantes a ela. Nenhuma possibilidade de sentimentos mais complexos que a piedade. Nenhuma possibilidade de uma relação entre humanos iguais.”

Em resposta à esta simplificação da identidade Africana, e contra a narrativa única que apenas vende a miséria e o sofrimento, os africanos foram para as mídias sociais  mostrar a diversidade do continente. A estudante somali-americana, Diana Salah , 22, criou uma campanha no Twitter com a hashtag #TheAfricaTheMediaNeverShowsYou . Desde de que começou, há uma semana, a hashtag já foi usado mais de 54.000 vezes.

É certo que o continente possui grandes bolsões de pobreza, assim como ocorre em muitos lugares do mundo, incluindo o Brasil. Mas a narrativa sobre as histórias de felicidade, de talento e de sucesso dificilmente chegam até nós.  Aqui estão alguns tweets que irão fazer coçar os pés do povo da mochila:

Imagens retiradas do site: http://mochilabrasil.uol.com.br

+ sobre o tema

Segundo pesquisador, muitos pontos sobre sexualidade estão ausentes do Plano Nacional de Educação

"O Plano Nacional de Educação deixou de lado questões...

Sou cidadão europeu e agora?

Ser um cidadão europeu é muito mais do...

Racismo na Escola – Secretário Adriano Soares, ao omitir-se, o estado cala e consente

por Arísia Barros Faz muito tempo que o racismo...

Xangô! – por Cidinha da Silva

Eu vi Xangô assentado no pilão, com uma gamela...

para lembrar

UFGD disponibiliza material para pesquisa sobre Cultura Afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal...

Matéria sobre lobby gay no banco do Vaticano é 1º escândalo do papa

   Às vésperas da visita do papa Francisco ao...

Escola expulsa 11 alunos que agrediram colegas e combinaram bullying pela internet

Expulsos são de Votorantim, no interior de São Paulo,...

Lula: “os africanos sabem cuidar do seu nariz”

Em debate com o ex-presidente, a ativista liberiana...
spot_imgspot_img

Lei do ensino de História da África nas escolas completa 20 anos e escancara lacunas na formação de professores antirracistas

Após ler em sala o poema O Pequeno Príncipe Preto, de Marcelo Serralva, para seus alunos da educação infantil, Luciana Deus, professora da rede pública,...

Gabarito do Enem já está disponível para consulta

Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano já podem consultar o gabarito oficial e os cadernos de questões....

Ministério da Igualdade Racial destina R$ 1,9 milhão para bolsas do CNPq

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) anunciou, nesta quarta-feira (8/11), a destinação de R$ 1,9 milhão para 259 bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações...
-+=