Agência Africa é criticada nas redes por postar fotos sem pessoas negras na equipe

“Que vergonha, uma agência que se apossa do nome de um continente negro como identidade para si e não há sequer uma negra”, disse um dos inúmeros internautas que se revoltaram com a foto postada pela empresa em homenagem ao ‘Outubro Rosa’

Por Ivan Longo Do Portal Fórum 

agenciaafrica1-1024x477Internautas criticaram o fato de a agência não contar com pessoas negras na foto em homenagem ao ‘Outubro Rosa’. (Foto: Reprodução/Facebook)

“O nome ‘Africa’ foi escolhido para ser entendido internacionalmente, e para homenagear o povo que deu cultura ao Brasil.” Assim a Agência Africa explica, em seu site, a escolha do nome da empresa de publicidade. Uma simples foto postada na página da agência na última terça-feira (6), no entanto, sugere que a homenagem ao continente “que deu cultura ao Brasil” não vem sendo prestada da melhor maneira possível – ao menos essa é a opinião da maioria dos usuários do Facebook que comentaram no post.

Com o intuito de aderir ao ‘Outubro Rosa’ e conscientizar mulheres a adotar medidas de prevenção ao câncer de mama, a empresa postou uma foto de parte das mulheres da equipe vestindo roupas da cor rosa. O que chamou atenção no post é que, entre as que aparecem na foto, não há nenhuma mulher negra.

“Que vergonha, uma agência que se apossa do nome de um continente negro como identidade para si e não há sequer uma negra nessa manifestação à ideia do Outubro Rosa. Uma verdadeira vergonha. Repensem seus conceitos identitários”, comentou uma internauta, que foi seguida por dezenas de outros usuários.

“Sendo assim cadê a mulher negra que não vejo representada? Acaso mulheres negras não estão sujeitas a desenvolver câncer de mama? Será que não existe mulher negra empregada nessa agência cujo nome remete a um continente composto em sua maioria por negros e pela cultura afro?”, questionou outra internauta.

Procurada, a empresa – por meio de sua assessoria de comunicação – informou que estão “sem entender” a polêmica, se disseram “chateados com a situação” e informaram que a foto não representa a agência como um todo, já que a empresa conta com mais de 300 funcionários e apenas aqueles que toparam aderir à campanha que apareceram na foto.

“Foi uma infeliz coincidência. A diversidade está entre as coisas que a agência mais preza”, disse a assessora.

+ sobre o tema

Saiba quem são os 55 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo em 2024

Os moradores de São Paulo elegeram 55 vereadores neste...

Constituição, 36 anos: defender a democracia

"A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação...

A cidadania vai além das eleições

Cumprido ontem o dever cívico de ir às urnas...

Eleições municipais são alicerce da nossa democracia

Hoje, 155,9 milhões de eleitores estão aptos a comparecer...

para lembrar

Mercadante critica ‘abuso dos pedágios’ e trânsito de SP

Pré-candidato do PT ao governo de São Paulo,...

Terça Negra homenageia Oxum, orixá da riqueza e do amor

Fonte: Globo.com Esta quinta-feira (16) é dia de...

Hamilton ‘quebra contrato’ com o pai, que não será mais seu empresário

A carreira de Lewis Hamilton não será mais gerenciada...

Lula defendeu o piso salarial de R$ 1.024,00 para professores

Categoria está em greve em São Paulo; sem Dilma,...

Eleição: Capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro

As capitais nordestinas matam cerca de 70% mais jovens do que a cidade do Rio de Janeiro, que costuma estar nos noticiários com cenas...

Cresce número de empresas sem mulheres e negros em cargos de direção, mostra B3

A presença de mulheres e pessoas negras em cargos de direção em empresas listadas na bolsa brasileira regrediu em 2024, em comparação com o...

Filantropia comunitária e de justiça socioambiental para soluções locais

Nasci em um quintal grande, que até hoje é de terra. Lembro-me de ficar sentada na janela da sala observando a chuva. Nasci em...
-+=