Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Enviado por / FonteG1, por Gustavo Chagas

Caso teria ocorrido na Casa do Estudante Universitário, em Porto Alegre, em março. Polícia Civil tem um suspeito identificado.

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) denunciou um episódio de xenofobia e racismo dentro da Casa do Estudante Universitário (CEU), uma moradia estudantil mantida pela instituição em Porto Alegre. O caso foi registrado em 7 de março, e a Polícia Civil apura a ocorrência.

Inscrição encontrada em mural na Casa do Estudante da UFRGS em Porto Alegre — Foto: Reprodução

Para preservar a segurança do estudante, o g1 não vai divulgar o nome, o curso e o país de origem dele.

O homem afirma ter encontrado, em um mural na parede da CEU, a inscrição “invasores África exterminar”. A mensagem era acompanhada de suásticas nazistas e do número do quarto do estudante.

“Esse é o maior problema que os africanos passam por aqui. Discriminação, racismo”, lamenta.

A Polícia Civil registrou a ocorrência por apologia ao nazismo e preconceito por etnia e procedência nacional. Uma pessoa foi identificada como suspeita.

“Tem um suspeito. São apurados racismo e apologia ao nazismo. Estamos ouvindo testemunhas”, diz a delegada Tatiana Bastos.

A UFRGS informou ao g1 que “repudia toda e qualquer prática discriminatória” e que os órgãos internos registraram o caso na Polícia Federal. Leia a íntegra da nota abaixo.

O advogado do estudante, Diego Candido, afirma que “o caso é grave, pois envolve xenofobia, racismo e apologia ao nazismo e como tal esperamos uma investigação célere que culmine na punição exemplar dos agressores”.

“Além disso, precisamos proteger a integridade física da vítima, bem como sua saúde mental, situação que demanda muita atenção por parte da rede de apoio e proteção a essas vítimas”, diz Candido.

Entrada da Casa do Estudante da UFRGS em Porto Alegre — Foto: Gustavo Diehl/UFRGs

Relato do estudante

O estudante afirma que os problemas começaram em novembro de 2023, quando ele teve uma bicicleta furtada dentro das dependências da UFRGS. Ele chegou a registrar o caso, mas não houve avanços, segundo ele.

Já em março deste ano, o aluno conta que estava arrumando seu quarto e que deixou alguns itens na porta. Além do furto de alguns objetos, o rapaz percebeu a inscrição preconceituosa no mural da Casa do Estudante Universitário, onde vivem outros estudantes, entre eles alunos do continente africano.

“A gente acordou e percebeu que o indivíduo escreveu nos corredores, onde há papéis com recados. Nesse papel, o indivíduo chegou a escrever ‘invasores africanos’ e escreveu o número do quarto onde ficamos”, relata.

O estudante afirma que se sentiu abalado com o ataque.

“Qual vai ser o próximo passo? Essa é a nossa grande dúvida. Eles [os agressores] pensam que os africanos são uma ameaça. Nós não somos uma ameaça. Somos seres humanos”, desabafa.

Nota da UFRGS:

“A UFRGS repudia toda e qualquer prática discriminatória, de acordo com o Estatuto e Regimento Geral da Universidade em seu ‘Art. 4º – É vedado à Universidade tomar posição sobre questões político-partidárias, bem como adotar medidas baseadas em preconceitos de qualquer natureza.’

Ao tomar ciência do fato ocorrido, de colocação de mensagem ofensiva em mural da Casa do Estudante Universitário, imediatamente os órgãos internos da Universidade o levaram a registro na Polícia Federal, encontrando-se o processo em fase investigatória neste órgão, assim como na Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e a Corregedoria da UFRGS estão acompanhando o assunto com a atenção que o caso requer.”

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...
-+=