Apple quer mais diversidade racial nos Emojis

Empresa pressiona por mudanças no padrão de exibição Unicode para reduzir a presença desproporcional de Emojis brancos

 

 

RIO – Você já recebeu Emojis que exibissem personagens negros, morenos, pardos ou de olhos puxados? Provavelmente, não. Isso acontece porque quase todo o cardápio de imagens engraçadinhas compartilhadas em serviços de mensagem retrata pessoas brancas, com raríssimas exceções. Mas aqueles que clamam por um repertório de Emojis multirracial acabam de ganhar um aliado com poder suficiente para mudar o jogo: a Apple.

site “Act”, da MTV americana, perguntou por e-mail ao diretor executivo da fabricante do iPhone, Tim Cook, se ele também se incomodava com a presença desproporcional de Emojis caucasianos. Pouco tempo depois, recebeu resposta de Katie Cotton, vice-presidente global de comunicação da Apple.

“Tim me encaminhou seu e-mail. Nós concordamos com vocês. Nossos Emojis são baseados no padrão Unicode, que é necessário para que eles sejam exibidos da maneira correta em várias plataformas. O cardápio de Emojis precisa de mais diversidade, e nós estamos trabalhando junto ao Unicode Consortium em um esforço para atualizar o padrão”.

O Unicode é um padrão que permite a PCs, celulares e outros aparelhos exibir e manipular de maneira uniforme qualquer tipo de texto e símbolo existente. Então, o que a Apple quer é adicionar novos Emojis a esse padrão, de modo que eles possam ser vistos em qualquer plataforma, não apenas em seus aparelhos.

Mas, como o site Ars Technica mostrou, mudanças no padrão Unicode podem levar vários anos. De acordo com a reportagem, mudanças no Unicode propostas em 2007 por Google e pela própria Apple só foram implementadas em 2010, com o lançamento do Unicode 6.0. Então, por enquanto, os usuários terão que esperar mais um pouco por Emojis multirraciais.

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

para lembrar

Centro Acadêmico da PUCRS condena suposto caso de racismo

  O Centro Acadêmico Arlindo Pasqualini (CAAP) da...

“Você matou meu filho!”: Homicídios cometidos pela Polícia Militar na cidade do Rio de Janeiro

“Você matou meu filho!”: homicÍDioS cometiDoS Pela PolÍcia militaR...

Ataques racistas: muitas vezes, denúncias são registradas nas delegacias como calúnia

Nas últimas duas semanas, episódios de racismo, registrados em...

Ex-secretário do MEC defende cotas em universidades particulares

A Lei de Cotas precisa ultrapassar as fronteiras das...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=