“BAQUAQUA – Documento Dramático Extraordinário”

A Cia do Pássaro – Voo e Teatro e o Museu Afro Brasil, através de uma parceria inédita, promoverão em novembro, mês da Consciência Negra, um evento em homenagem à atriz Ruth de Souza, com três apresentações do espetáculo “BAQUAQUA – Documento Dramático Extraordinário”. O evento acontecerá no Teatro Ruth de Souza, que fica nas dependências do museu e será especialmente reaberto para apresentações nessa ocasião. Nos dias 08 e 09/11, às 15h as apresentações serão direcionadas a grupos escolares que assistirão ao espetáculo após visita guiada ao museu. No dia 10/11, a apresentação acontecerá para convidados, às 16h, e também haverá o lançamento do mini-documentário de mesmo nome do espetáculo, que teve direção da cineasta Letícia Yabá. Todas as sessões são gratuitas e estarão abertas ao público.

Por  Rafael Procopipara o Portal Geledés 

Diulgação

Para informações sobre a aquisição de ingressos, favor entrar em contato com o Museu Afro Brasil pelo telefone: 11 33208900.

“BAQUAQUA – Documento Dramático Extraordinário”

Divulgação

Espetáculo:

Mais de cento e sessenta anos após a publicação da única autobiografia conhecida de um africano que foi escravizado em terras brasileiras, a Cia do Pássaro traz aos palcos Mahommah Gardo Baquaqua para contar a sua história, que permanece sendo escrita até hoje.

Dramaturgia: Dione Carlos e Dawton Abranches

Direção: Dawton Abranches

Com: Alessandro Marba e Breno da Matta (stand in: Cristiano Belarmino)

Duração: 60 min.

Classificação: Livre

 Mini-Documentário:

Durante a circulação do espetáculo pelas regiões periféricas da cidade de São Paulo através do Prêmio Zé Renato de Fomento ao Teatro, a cineasta Letícia Yabá acompanhou a equipe, colhendo depoimentos e impressões dos participantes. O vídeo conta ainda com a participação do pesquisador e historiador Bruno Véras, um dos responsáveis pelo Projeto Baquaqua, que trabalha na organização e publicação de um extenso material de pesquisa e na tradução da autobiografia de Baquaqua.

Duração: 15 min.

Ingressos GRATUITOS

Teatro Ruth de Souza

Lotação: 150 lugares

Museu Afro Brasil

Portão 10 – Parque Ibirapuera

 


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Fiebre Negra: A história oculta e esquecida dos negros na Argentina

Fiebre Negra é um acerto de contas da literatura...

Raquel Trindade recebe prêmio da OAB SP

Elke Lopes Muniz A escritora, artista plástica, coreógrafa e folclorista...

Quem foi Luiz Gama, figura-chave no movimento abolicionista brasileiro

Faz 25 anos que a pesquisadora Ligia Fonseca Ferreira...

para lembrar

Michelle Obama

Michelle LaVaughn Robinson Obama é a esposa do 44º...

Karol Conka elogia Iza: ‘É uma preciosidade e raridade do Brasil’

Cantora esteve no Lollapalooza para ver a apresentação da...

Rashid retrata racismo e opressão no clipe de “A Cena”; assista

O rapper Rashid disponibilizou na última quinta-feira, 5, o clipe desconcertante...
spot_imgspot_img

Ilê Aiyê celebrará 50 anos com show histórico na Concha Acústica do TCA

O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, vai comemorar seu cinquentenário em grande estilo com um espetáculo histórico na Concha Acústica do Teatro...

LeBron e Bronny James se tornam primeira dupla pai e filho a dividir quadra na NBA

LeBron James e seu filho, Bronny, fizeram história na NBA neste domingo (6) quando jogaram juntos durante a partida de pré-temporada do Los Angeles Lakers contra...

Nota de pesar: Hildézia Alves de Medeiros

Faleceu hoje Hildézia Alves de Medeiros, mulher, professora negra e nordestina, que foi uma figura icônica nas décadas de 1970 e 1980 no movimento...
-+=