“BAQUAQUA – Documento Dramático Extraordinário”

A Cia do Pássaro – Voo e Teatro e o Museu Afro Brasil, através de uma parceria inédita, promoverão em novembro, mês da Consciência Negra, um evento em homenagem à atriz Ruth de Souza, com três apresentações do espetáculo “BAQUAQUA – Documento Dramático Extraordinário”. O evento acontecerá no Teatro Ruth de Souza, que fica nas dependências do museu e será especialmente reaberto para apresentações nessa ocasião. Nos dias 08 e 09/11, às 15h as apresentações serão direcionadas a grupos escolares que assistirão ao espetáculo após visita guiada ao museu. No dia 10/11, a apresentação acontecerá para convidados, às 16h, e também haverá o lançamento do mini-documentário de mesmo nome do espetáculo, que teve direção da cineasta Letícia Yabá. Todas as sessões são gratuitas e estarão abertas ao público.

Por  Rafael Procopipara o Portal Geledés 

Diulgação

Para informações sobre a aquisição de ingressos, favor entrar em contato com o Museu Afro Brasil pelo telefone: 11 33208900.

“BAQUAQUA – Documento Dramático Extraordinário”

Divulgação

Espetáculo:

Mais de cento e sessenta anos após a publicação da única autobiografia conhecida de um africano que foi escravizado em terras brasileiras, a Cia do Pássaro traz aos palcos Mahommah Gardo Baquaqua para contar a sua história, que permanece sendo escrita até hoje.

Dramaturgia: Dione Carlos e Dawton Abranches

Direção: Dawton Abranches

Com: Alessandro Marba e Breno da Matta (stand in: Cristiano Belarmino)

Duração: 60 min.

Classificação: Livre

 Mini-Documentário:

Durante a circulação do espetáculo pelas regiões periféricas da cidade de São Paulo através do Prêmio Zé Renato de Fomento ao Teatro, a cineasta Letícia Yabá acompanhou a equipe, colhendo depoimentos e impressões dos participantes. O vídeo conta ainda com a participação do pesquisador e historiador Bruno Véras, um dos responsáveis pelo Projeto Baquaqua, que trabalha na organização e publicação de um extenso material de pesquisa e na tradução da autobiografia de Baquaqua.

Duração: 15 min.

Ingressos GRATUITOS

Teatro Ruth de Souza

Lotação: 150 lugares

Museu Afro Brasil

Portão 10 – Parque Ibirapuera

 


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Carnaval Salvador 2012 BA – Bloco Ilê Aiyê com Arlindo Cruz

O próximo sábado (28) vai ser marcado pela Noite...

21 de Março – Toda beleza veio para ficar!

Para comemorar o  21 de Março - Dia Internacional...

Brasileira eleita miss Italia nel Mondo incentiva misses negras: “Nunca desistam!”

Silvia Novais, 25, é uma miss vitoriosa: foi miss...

Akim Camara um virtuose do violino na Holanda

O Maestro Andre Rieu apresentou Akim Camara um violinista...

para lembrar

Festas juninas acionam todos meus gatilhos de rejeição

“A gente podia marcar uma junina, hein?”. Recebi...

Angela Davis nos dá esperança!

Ontem, 23 de outubro de 2019, Angela Davis realizou...

Pela memória de minha mãe Alice

O Patriarcado matou minha mãe. É assim que quero...
spot_imgspot_img

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...

Enredo e Samba: Portela vai homenagear as mulheres negras

A Portela vem para o carnaval de 2024 com a missão de abordar o romance da escritora Ana Maria Gonçalves, e vai refazer os...
-+=