Benefícios da mamografia superam riscos associados, diz novo estudo da OMS

O câncer de mama é a principal causa de mortes das mulheres em todo o mundo, muitas delas padecendo da doença em estado avançado devido à falta ou ao diagnóstico ineficaz.

Do Nações Unidas 

Um grupo de 29 especialistas independentes de 16 países convocados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que há suficiente evidência de que os exames de mamografia são efetivos na redução das mortes relacionadas ao câncer em mulheres entre 50 e 69 anos.

O câncer de mama é a principal causa de mortes das mulheres em todo o mundo, muitas delas padecendo da doença em estado avançado devido à falta ou ao diagnóstico ineficaz. Sobre a nova avaliação, o diretor do órgão da OMS, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (AIPC), Christopher Wild,  declarou que a atualização do Guia sobre o Diagnóstico de Câncer de Mama ajudará aos governos a implementar melhores estratégias de intervenção para salvar as vidas das mulheres.

De acordo com a AIPC, o grupo avaliou novas tecnologias aplicadas e outras formas de detectar a doença, como o autoexame, mas consideraram que esses métodos não apresentavam a mesma eficiência na redução da mortalidade de câncer de mama. Para o grupo, os benefícios da mamografia na redução da mortalidade de câncer de mama são maiores que os danos associados a outros efeitos adversos ou ao sobrediagnóstico, que consiste em detectar a doença apesar dela não apresentar qualquer sintoma.

As conclusões do grupo mencionam as evidências dos riscos vinculados à radiação induzida pela mamografia em mulheres com 50 anos ou mais, porém destacam que esse risco é minimizado frente ao sucesso na diminuição de casos.

A avaliação de dados de estudos conduzidos em países de alta renda (Austrália, Europa e América do Norte) mostrou que mulheres entre 50 e 69 anos que realizaram exames de mamografia reduziram a incidência da doença em 40%.

 

+ sobre o tema

Trabalhadores haitianos em São Paulo são cobiçados por empresários do País

Cerca de 20 empresas já procuraram o Ministério do...

Geledés reforça a diplomatas brasileiros em NY ideia de formar Major Group na ONU

Nesta terça-feira, 19, em seu último dia de participação...

O contraditório discurso da TV sobre a periferia

Fonte: PANORAMA arte na periferia -       A periferia está na...

Morador de rua queimado enquanto dormia tem estado de saúde estável

De acordo com depoimentos, Edivan foi atacado por...

para lembrar

VIP relembra suas 12 capas de 2013: Nenhuma mulher negra

Para facilitadora do Blogueiras Negras, “isso é apenas o...

É preciso dar um basta na corrupção no jornalismo

A categoria de jornalista devia se mobilizar num movimento...

Merkel: Cumplicidade do povo alemão levou ao nazismo

A Alemanha lembrou nesta quarta-feira os 80 anos da...

Por que a OMS diz que grandes surtos de ebola são o ‘novo normal’

O mundo está entrando em "uma nova fase", em...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=