Bolsonaro é um boçal com personalidade sombria, diz Folha em editorial

Sem fazer mea culpa sobre a participação da mídia, e da própria Folha, no golpe parlamentar que abriu os caminhos para que Bolsonaro chegasse ao poder, o jornal levanta a hipótese de impeachment, mas diz que reforma da Previdência “dá fôlego ao governo”

Da Revista Fórum 

Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/PR)

No mais duro editorial até hoje contra Jair Bolsonaro, a Folha de S.Paulo critica duramente a “insistência na agressão e na boçalidade” do mandatário brasileiro que, segundo o jornal, “revela uma personalidade sombria que parece se reconhecer, com júbilo, nas trevas dos porões da ditadura militar”.

“Além de expor o despreparo do chefe do Executivo para desempenhar suas funções num quadro de coexistência com as diferenças, a insistência na agressão e na boçalidade revela uma personalidade sombria que parece se reconhecer, com júbilo, nas trevas dos porões da ditadura militar”, relata a Folha.

Sem fazer o mea culpa sobre a participação da mídia, e da própria Folha, no golpe parlamentar que abriu os caminhos para que Bolsonaro chegasse ao poder, o jornal da família Frias ainda faz duras críticas aos ataques do presidente aos jornalistas Glenn Greenwald e Miriam Leitão.

“São os traços intolerantes e obscurantistas do mandatário que saltam aos olhos nos ataques e afirmações falsas dirigidos aos jornalistas Miriam Leitão e Glenn Greenwald, nas imposturas acerca do desmatamento da Amazônia, nas ameaças de censura ao cinema, no tratamento injurioso aos nordestinos e no desdém pelo massacre de presos no Pará”, diz a Folha.

Ao fim, o jornal levanta a hipótese de “analistas” sobre um “enquadramento em crime de responsabilidade”, que poderia leva Bolsonaro ao impeachment, mas ressalta que a reforma da Previdência, defendida pela própria Folha, ainda “dá fôlego ao governo”.

“Entretanto a recente espiral de infâmias não poderá se perpetuar sem consequências”, diz o texto.

+ sobre o tema

União Africana classifica escravidão e regime colonial de genocídio

Líderes de países africanos deram um novo passo na...

Quilombolas pedem maior participação em debates sobre a COP30

As comunidades afrodescendentes e quilombolas pedem mais espaço nos...

Imposto de Renda 2025: prazo começa nesta segunda; veja mudanças e quem precisa declarar

O prazo para entrega da declaração do Imposto de...

para lembrar

Crise: Classe média condenada a fazer hidratação facial em casa

A série de reportagens pintando um cenário de...

Maracanã canta “Pelé”, Alemanha é tetra e Argentina chora

POR BOB FERNANDES Direto do Rio de Janeiro Uma hora e...

Governo de SP publica suspensão de obras do Metrô após denúncia

No sábado, a companhia chegou a anunciar o resultado...

Fifa exibe troféu da Copa a Mandela antes de giro pela África do Sul

O troféu da Copa foi exibido nesta quinta-feira pela...

Tribunais dizem que Trump não é rei

Na política ninguém renuncia ao poder voluntariamente. Essa premissa levou os arquitetos do constitucionalismo moderno a engendrarem sistemas de freios e contrapesos, de forma...

Musk sugere anistia para policial que matou George Floyd

O bilionário Elon Musk sugeriu repesar a condenação da Justiça contra Derek Chauvin, o policial que assassinou George Floyd, em 2020. O agente que...

Redução da jornada de trabalho ajudaria quebrar armadilha da baixa produtividade?

Exemplos de países desenvolvidos não dizem muito sobre qual seria o efeito da implementação de uma redução da jornada de trabalho no Brasil. A explicação...
-+=