Capulanas realiza últimas apresentações de sangoma

Após dois anos abrindo as portas portas da Goma Capulanas para apresentar Sangoma, a Cia Capulanas de Arte Negra se prepara para realizar as últimas apresentações de Sangoma – Saúde da Mulher Negra, de 11 a 20 de setembro, de sexta a sábado às 20h, e domingo às 19h.

No Dica de Teatro

Com sede no bairro do Jardim Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, a Goma Capulanas – casa sede do grupo, tem seu espaço ressignificado e recriado, dando vida aos depoimentos de seis personagens femininas que trazem à tona  o universo místico, político e social da mulher negra, da mulher negra da periferia, da escassez social e afetiva na qual estão condicionadas as mulheres negras brasileiras.

Dirigido e concebido pelas Capulanas – Companhia de Arte Negra, Sangoma promove a reflexão acerca da saúde da mulher negra. Sangoma é um convite a um universo místico cercado de histórias de dor, superação, amores verdadeiros e possibilidades de cura.

Sangomas são as mulheres escolhidas espiritualmente por seus ancestrais para darem continuidade aos trabalhos de cura espiritual e física dentro da comunidade, é uma peça ambientada em uma casa onde os espectadores percorrem cada cômodo sentindo de perto o depoimento das seis personagens que ali vivem. São vozes muitas vezes caladas, que despertaram do silêncio para brotar vida e relatar as enfermidades causadas em suas relações com o mundo, com o outro e os caminhos que percorreram para chegar à cura.

A construção dos personagens e suas histórias de vida foram compiladas a partir de atividades de formação realizadas pelo grupo em 2012. Temas como saúde cultural, física e psíquica de mulheres negras foram fundamentais para o desenvolvimento dos textos, criados em parceria com a escritora Cidinha da Silva.

Sinopse 

O espetáculo discute temas relacionados à saúde das mulheres negras. Seis mulheres Sangomas habitam uma casa sagrada com laços ancestrais. Mulheres que romperam o silêncio compartilham suas histórias de vida e seus caminhos para chegar à cura.

 

Ficha Técnica:

Elenco: Adriana Paixão. Carol Rocha, Débora Marçal, Flávia Rosa, Priscila Preta Obaci, Rose de Oyá. Direção: Kleber Lourenço. Texto: Cidinha da Silva e Capulanas

 

SANGOMA

Curta Temporada: 11 a 20 de setembro de 2015

Sexta, sábado às 20h | Domingo às 19h

Horário: 20h | Duração: 90 minutos

Entrada Gratuita | 30 lugares | Ingressos distribuidos 1h antes

Goma Capulana – Teatro

Rua José Barros Magaldi 1121, Jd Ibirapuera – zona sul

+ sobre o tema

Mulheres negras enfrentam barreira maior no mercado de tecnologia

O Brasil tem mais negros (56%) e mulheres (52%),...

Marina: Paradoxos

 Há algo perturbador na performance eleitoral de Marina da...

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Sobre a solidão da mulher negra

Esse texto é sobre a solidão da mulher negra. Por Albertina...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Mulheres Maravilhosas: Cristiane Sobral

Não me lembro exatamente como entrei em contato com...
spot_imgspot_img

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...
-+=