Cara e cor do parlamento

Há quase dois anos conversando com um velho amigo e deputado federal lá da região do ABC paulista eu o perguntava como ele via a política nesta legislatura, já que o mesmo acabava de se reeleger e iniciar um novo mandato. Para minha surpresa ele falou que este seria seu último mandato e que em 2018 deixaria o parlamento para se dedicar aos estudos e, possivelmente, dar aula em uma universidade. Surpreso com a resposta perguntei-lhe qual a razão e ele respondeu que entre outros motivos era em função do triste e sombrio parlamento que iria fazer parte.

Por Maurício Pestana Enviado para o Portal Geledés

Disse-me que a bancada dos trabalhadores, operários foi reduzida drasticamente. Em compensação, bancadas conservadoras como a da bala, a de policiais, a de evangélicos, de ruralistas e a de teocráticos havia crescido vertiginosamente e que, “fazer política no Brasil sem estar vinculados a esses grupos conservadores seria cada vez mais desafiador”.

De lá para cá, sempre ouço dizer que esse é a pior legislatura da história. Analisando o curriculum de alguns parlamentares e do seu presidente, Eduardo Cunha, isso fica evidente. Porém, ao assistir por mais de quatro horas a votação do processo de impedimento da presidente Dilma e observando as manifestações e feições de cada um dos mais de 500 deputados, não resta dúvidas de que o quadro é muito pior do que o amigo deputado havia pintado.

Homem, branco e evangélico de meia idade, cujo o voto teve que ser justificado ou dedicado à família ou a Deus e não aos eleitores e à justiça como era de se esperar, considerando que o julgamento era pelo indiciamento de alguém que supostamente infringiu a lei.

Aliás “justiça” foi a palavra menos pronunciada naquelas quinhentas e poucas justificativas de votos, nos quais a voz feminina ou o rosto negro pouco apareceram, comprovando que mulheres e negros, embora sejam praticamente a metade da população brasileira, ainda estão longe do dia em que irão decidir, ou no caso das mulheres dirigir, “verdadeiramente” a nação brasileira.

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Suplicy envia ofício a Alckmin e Haddad pedindo diálogo com manifestantes

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (13),...

Pós-Obama, negros estão mais otimistas quanto ao futuro

Pesquisa divulgada ontem mostra também que a avaliação do...

para lembrar

Barack Obama sanciona lei para encerrar paralisação do governo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sancionou na...

Cuba demitirá 500 mil em 6 meses e permitirá empregos privados

Medida modifica radicalmente o emprego na ilha comunista e...

Boaventura: “Não haverá sociedade democrática enquanto houver capitalismo” – Por Rafael Zanvettor

Sociólogo português afirma que até que o socialismo volte...

Descriminalização das drogas afasta Marina de apoiadores

Por: Filippo Cecilio     A candidata do...

Golpes financeiros digitais deixam consequências psicológicas nas vítimas

Cair na conversa de um estelionatário e perder uma quantia em dinheiro pode gerar consequências graves, não só para o bolso, mas para o...

Brasil e os seus traumas: na dúvida, o esquecimento do golpe de 64

Há alguns dias corre a notícia de que o governo federal orientou os seus ministérios a não promover grandes atos ao redor da memória do...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...
-+=