sexta-feira, dezembro 9, 2022
InícioQuestões de GêneroMulher NegraCarol Dartora é eleita a primeira deputada federal negra do Paraná: 'Resposta...

Carol Dartora é eleita a primeira deputada federal negra do Paraná: ‘Resposta histórica’

Vereadora de Curitiba em primeiro mandato recebeu mais de 130 mil votos.

A vereadora de Curitiba Carol Dartora (PT) foi eleita deputada federal neste domingo (2), sendo a primeira parlamentar preta do Paraná a conseguir uma cadeira na Câmara Federal. Ela recebeu 130.654 votos.

Aos 39 anos, a professora chegou ao segundo cargo político. Atualmente, Dartora está no primeiro mandato na Câmara de Curitiba (CMC) – a paranaense também foi a primeira negra eleita para a Casa, em 2020.

Para Dartora, a vitória como deputada federal é resultado de uma luta histórica e de uma “resistência ancestral”.

“Acredito que ser a primeira é uma resposta histórica. Uma resposta da luta do movimento negro, luta das mulheres negras vem fazendo a muitos anos, desde que saímos da escravidão a gente vem lutando pela inclusão da população negra na sociedade brasileira. E o estado do Paraná, infelizmente, de certa maneira, ficou atrasado por ter um racismo institucional muito grande. E por ter invisibilizado a população negra por muito tempo”.

Dartora também atribuiu sua vitória a contribuição da classe trabalhadora.

“A classe trabalhadora também sentiu a necessidade deste avanço. É preciso avançar em condições de vida, em garantia de direitos básicos e a população parananense viu esta necessidade e entendeu na nossa proposta. Eu só tenho a agradecer”.

Segundo a Câmara de Curitiba, Dartora e outros três vereadores eleitos para cargos de deputado continuarão desempenhando seus mandatos na Câmara até serem empossados.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench