Casa da Utopia na FLIP

O Instituto Casa da Utopia é uma organização voltada para o fortalecimento dos movimentos sociais do estado do Rio de Janeiro. Fundada em 23/07/2023, a Casa da Utopia, como também é chamada, tem se dedicado ao longo desses 20 anos a ações e projetos sociais e eventos culturais.


Na sede do Instituto Casa da Utopia são realizadas diversas atividades como oficinas, cursos, palestras, debates e intervenções culturais, e conta com uma extensa programação que fomenta e contribui para a realização de diversos projetos na área da cultura, acesso à educação e à profissionalização, esporte e na área do audiovisual.
Participar da Festa Literária Internacional de Paraty, como parte da programação oficial, faz parte de um movimento de expansão da atuação do Instituto, chegando a cada vez mais territórios e pessoas do nosso Rio de Janeiro.
Entendemos que existe uma intersecção fundamental entre cultura, representatividade, democracia e política e por isso temos a felicidade e o orgulho de participar da FLIP, um evento reconhecido mundialmente pela sua importância e pela potência dos encontros.


A FLIP esse ano tem como tema Pagu, uma mulher ativista, escritora, desenhista, tradutora dentre muitas outras facetas e personalidades. Sendo assim, nós da Casa da Utopia preparamos uma programação voltada a Pagu, voltada a mulheres que encaram e lutam por ambientes mais democráticos, mais políticas públicas para mulheres, com debates para a juventude que dialogam com a cultura preta, periférica, produções literárias e intelectuais.
Nesse sentido, o Instituto sediará a “Festa Literária Casa da Utopia na FLIP”, que concentrará uma programação incrível que envolve debates com intelectuais e ativistas sobre temáticas como democracia, feminismos, política e representatividade e bate-papos com autoras que têm se destacado na cena literária.


A Festa Literária da Casa da Utopia na Flip inicia sua programação na quinta-feira com um coquetel literário na Noite Pagu e se encerra no sábado com o Dia Antirracista, protagonizando as Mulheres, a Arte, a Cultura Preta e Produções Literárias de Intelectuais e Artistas. O Instituto Casa da Utopia esse ano estará presente na 21ª edição da FLIP e nós preparamos uma programação recheada de debates, trocas, conexões e claro, muita cultura.

Teremos a presença de grandes nomes e potências que vão enriquecer cada vez mais essa Festa, como AD Junior, Conceição Evaristo, Eliana Alvez Cruz, Verônica Lima e mais.

A FLIP esse ano tem como tema Pagu, uma mulher ativista, escritora, desenhista, tradutora dentre muitas outras facetas e personalidades. Sendo assim, nós da Casa da Utopia preparamos uma programação voltada a Pagu, voltada a mulheres que encaram e lutam por ambientes mais democráticos, mais políticas públicas para mulheres, com debates para a juventude que dialogam com a cultura preta, periférica, produções literárias e intelectuais.


Além disso, mesas de conversas com Escritoras como Vilma Piedade, Andréa Pacha, Valéria Lima, falando sobre Dororidade e Racismo e Branquitude: Opressão e Privilégios. Mulheres na Arte e “Nosso Corpo e Nossa Voz”.

A Festa Literária da Casa da Utopia na Flip inicia sua programação na quinta-feira com um coquetel literário na Noite Pagu e se encerra no sábado com o Dia Antirracista, protagonizando as Mulheres, a Arte, a Cultura Preta e Produções Literárias de Intelectuais, Escritoras e Artistas.

Confira a programação completa:

+ sobre o tema

A esperança: Uma oração diária para toda criança negra

A esperança: Uma oração diária para toda criança negra....

Ex-melhor do mundo, Weah toma posse como presidente da Libéria

Lenda do futebol mundial mostrou emoção em posse. Novo...

Falecimento nossa querida Majô – Maria José Pereira dos Santos

Aos amigos e familiares Nesse verão de 2013, a luz...

para lembrar

“É hora de deixar Mandela partir”, diz Sunday

Destaque de jornal britânico resume sensação da comunidade internacional...

Festival ‘Mestre dos Saberes’ homenageia mestres da cultura popular brasileira

A partir desta quarta-feira (15) as atrações do festival...

Uma lista de autores / livros africanos

Se querem diversificar as vossas leituras e não sabem...

Africanos que fugiram para Europa já pensam em voltar

Imigrantes africanos não param de chegar de barco...
spot_imgspot_img

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

Rihanna já tem atriz favorita para possível cinebiografia

Rihanna está se antecipando em relação a como quer ser vista, caso sua história venha a ser uma cinebiografia em algum momento do futuro. A cantora...

Diaspóricas 2: filme revela mundo futurista a partir do olhar de mulheres negras

Recém-lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, no último dia 13 de junho, o filme “Diaspóricas 2” traz o protagonismo negro feminino e brasileiro...
-+=