Casa da Utopia na FLIP

O Instituto Casa da Utopia é uma organização voltada para o fortalecimento dos movimentos sociais do estado do Rio de Janeiro. Fundada em 23/07/2023, a Casa da Utopia, como também é chamada, tem se dedicado ao longo desses 20 anos a ações e projetos sociais e eventos culturais.


Na sede do Instituto Casa da Utopia são realizadas diversas atividades como oficinas, cursos, palestras, debates e intervenções culturais, e conta com uma extensa programação que fomenta e contribui para a realização de diversos projetos na área da cultura, acesso à educação e à profissionalização, esporte e na área do audiovisual.
Participar da Festa Literária Internacional de Paraty, como parte da programação oficial, faz parte de um movimento de expansão da atuação do Instituto, chegando a cada vez mais territórios e pessoas do nosso Rio de Janeiro.
Entendemos que existe uma intersecção fundamental entre cultura, representatividade, democracia e política e por isso temos a felicidade e o orgulho de participar da FLIP, um evento reconhecido mundialmente pela sua importância e pela potência dos encontros.


A FLIP esse ano tem como tema Pagu, uma mulher ativista, escritora, desenhista, tradutora dentre muitas outras facetas e personalidades. Sendo assim, nós da Casa da Utopia preparamos uma programação voltada a Pagu, voltada a mulheres que encaram e lutam por ambientes mais democráticos, mais políticas públicas para mulheres, com debates para a juventude que dialogam com a cultura preta, periférica, produções literárias e intelectuais.
Nesse sentido, o Instituto sediará a “Festa Literária Casa da Utopia na FLIP”, que concentrará uma programação incrível que envolve debates com intelectuais e ativistas sobre temáticas como democracia, feminismos, política e representatividade e bate-papos com autoras que têm se destacado na cena literária.


A Festa Literária da Casa da Utopia na Flip inicia sua programação na quinta-feira com um coquetel literário na Noite Pagu e se encerra no sábado com o Dia Antirracista, protagonizando as Mulheres, a Arte, a Cultura Preta e Produções Literárias de Intelectuais e Artistas. O Instituto Casa da Utopia esse ano estará presente na 21ª edição da FLIP e nós preparamos uma programação recheada de debates, trocas, conexões e claro, muita cultura.

Teremos a presença de grandes nomes e potências que vão enriquecer cada vez mais essa Festa, como AD Junior, Conceição Evaristo, Eliana Alvez Cruz, Verônica Lima e mais.

A FLIP esse ano tem como tema Pagu, uma mulher ativista, escritora, desenhista, tradutora dentre muitas outras facetas e personalidades. Sendo assim, nós da Casa da Utopia preparamos uma programação voltada a Pagu, voltada a mulheres que encaram e lutam por ambientes mais democráticos, mais políticas públicas para mulheres, com debates para a juventude que dialogam com a cultura preta, periférica, produções literárias e intelectuais.


Além disso, mesas de conversas com Escritoras como Vilma Piedade, Andréa Pacha, Valéria Lima, falando sobre Dororidade e Racismo e Branquitude: Opressão e Privilégios. Mulheres na Arte e “Nosso Corpo e Nossa Voz”.

A Festa Literária da Casa da Utopia na Flip inicia sua programação na quinta-feira com um coquetel literário na Noite Pagu e se encerra no sábado com o Dia Antirracista, protagonizando as Mulheres, a Arte, a Cultura Preta e Produções Literárias de Intelectuais, Escritoras e Artistas.

Confira a programação completa:

+ sobre o tema

Em Gana, Obama defende relevância global da África

Fonte: G1 - 'O que acontece aqui...

Ex-Pugilista mantém tradição de formar novos atletas em Campinas

CAC é referência para pugilistas de todo o país...

FIFA celebra dez anos de luta contra o racismo

Mesmo as coisas mais belas da vida têm o...

Ryca: Mãe da Beyoncé se casa com o ator Richard Lawson em um iate!

Tina Knowles, mais conhecida como a mãe de ninguém...

para lembrar

Tribunal Penal Internacional elege mulher de Gâmbia como promotora

Fatou Bensouda, ex-chefe do governo do país, foi eleita...

Damballa: um coletivo de cinema negro no Espírito Santo

Não é preciso ser especialista para perceber que o...

Morre Nilo Feijó, ícone da cultura negra no Rio Grande do Sul

Morre Nilo Feijó, ícone da cultura negra no Rio...

Filhas de Obama vão passar a adolescência na Casa Branca

Elas cresceram sob olhares dos americanos e agora vão...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=