Com 4 homicídios por dia, SP sofre com banalização da ‘cultura do confronto’

Para Conectas, o aumento de 96% nas mortes em setembro mostra que a violência e o uso da força letal são o primeiro recurso na solução de impasses em São Paulo

Dados publicados ontem pela Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado mostram que todos os dias 4 pessoas são mortas na cidade de São Paulo. Só em setembro o número de homicídios cresceu 96% em comparação com o mesmo período do ano passado – sem contar as mortes provocadas pelo que a polícia chama de “resistência seguida de morte”, nem “latrocínio”, que são assaltos seguidos de morte.

Os números do mês de setembro batem o recorde histórico na cidade, desde que a série começou a ser publicada, em janeiro de 2011, e “revelam um quadro preocupante, onde a violência e o uso da força aparecem como recurso preferencial para a resolução dos impasses na maior cidade do País”, disse Lucia Nader, diretora executiva da Conectas.

Postos sobre o mapa, os dados confirmam que as maiores vítimas da violência são os moradores da periferia. As regiões que correspondem aos distritos policiais de Capão Redondo e Parque Santo Antônio, por exemplo, respondem, juntas, por 18 homicídios em um mês. Além da incidência desigual das mortes sobre as comunidades mais afastadas do centro e desassistidas pelo Poder Público, outra particularidade que se desprende dos dados é a da incidência das mortes sobre policiais – em setembro, 5 deles foram mortos.

“Os dados em si já são preocupantes. Mas estamos especialmente alarmados com a forma como o governo interpreta esses números e reage a essa realidade. As autoridades da área de Segurança Pública de São Paulo fazem uso recorrente de um vocabulário de guerra para justificar o uso da força letal, como se o gatilho fosse, em última instância, o juiz, o tribunal e a pena que recai na maioria das vezes sobre pessoas pobres, negras e de periferia”, disse Lucia, reforçando que “tanto as chacinas, justiciamentos e execuções por parte de membros do crime organizando, quanto os assassinatos cometidos pelos chamados ‘motivos fúteis’ como brigas de bar, traição, brigas de trânsito e acertos de contas, mostram o quanto a morte está banalizada e a vida – que é o maior dos direitos humanos – está em risco na cidade.”

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que “a ordem é ir para cima de criminoso”, o que “só reforça ainda mais a espiral de violência”, de acordo com Juana Kweitel, diretora de Programas da Conectas.

Conectas acredita que modelos mais exitosos de Segurança Pública têm mostrado que o uso de ações de prevenção, inteligência, ênfase no aspecto de ‘serviço’ por parte da polícia, fortalecimento da ouvidoria, proximidade e identificação com os moradores da cidade, respeito aos limites no uso da força e maior permeabilidade às críticas num espaço de diálogo construtivo com acadêmicos, ONGs e movimentos sociais não são um aspecto menor entre os vetores que incidem na redução do número de mortes.

Fonte: Conectas

+ sobre o tema

Atriz Adriana Alves e chef Olivier Anquier respondem a comentários racistas

Frases foram escritas em uma foto do casal, feita...

PM flagrado dando cascudo em suspeito será punido, diz comandante

Durante operação no Jacarezinho, Globocop mostrou agressão a homem...

2015, o ano em que a Globo descobriu o racismo. Por Cidinha da Silva

A Rede Globo não descobriu o racismo em 2015,...

Racismo e baixa autoestima levam cotistas a se esconder, diz pesquisadora

  Brasília - A pesquisadora da Universidade de...

para lembrar

EUA: pastor proíbe casamento de negros por questões raciais

Um casal do Mississippi, sudeste dos Estados Unidos, sofreu...

Participante de comunidade racista é denunciado pelo Ministério Público

05/05/2009 - Fonte: Pernambuco.com - Um participante de uma comunidade...

Chacina em Campinas tem 12 mortos em quatro horas

Todos os crimes ocorreram na mesma região onde um...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=