Consumo consciente e antirracista

Dinheiro é poder; por que não empoderar os nossos?

Já imaginou o que aconteceria no Brasil se os negros parassem de comprar produtos comercializados por estabelecimentos ou pessoas que compactuam direta ou indiretamente com a manutenção do racismo institucionalizado?

Sonhei com isso depois de mais uma denúncia de racismo envolvendo um homem negro dentro da loja Zara. O consumo era consciente e focado na promoção da equidade racial, fazendo com que o dinheiro circulasse mais entre pretos e pardos. Foi um devaneio lindo, repleto de oportunidades para toda uma comunidade negligenciada e discriminada no nosso país há mais de quatro séculos.

O pastor Martin Luther King Jr, líder do movimento dos direitos civis nos EUA, teve um sonho imensamente maior. Tão potente que lhe custou a vida por sustentar que “a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar”.

O sonho dele englobava a precariedade do ensino nas escolas públicas; a segregação social dos negros em comunidades apartadas da infraestrutura urbana; o fato de os mais impactados pelas crises econômicas serem os pretos e pardos; além de todas as consequências da inconstitucional e permanente marginalização da maioria (55,9%) do povo brasileiro que, segundo o IBGE, se autodeclara negro.

Para estes, é quase impossível frequentar o comércio sem, em algum momento, despertar o interesse dos seguranças ou ser escaneado de cima abaixo numa loja de grife onde os vendedores identificam um “corpo estranho” e costumam oscilar entre a apatia e a afirmação “as ofertas estão lá no fundo”.

A primeira vez que ouvi essa frase foi perturbadora. Depois tornou-se “só” irritante. Mas sempre é doloroso. Minha reação costumava ser a de comprar para provar que eu podia pagar. Até me dar conta de que estava premiando um racista.

A população negra consome R$ 1,9 trilhão por ano, ou seja, cerca de 40% do consumo nacional segundo o Instituto Locomotiva. Dinheiro é poder. Por que não empoderar os nossos?

+ sobre o tema

Racismo em debate

O Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo...

Os justiceiros são um sinal de alerta para a sociedade carioca

    Os episódios de “justiçamento” ocorridos nos...

Elio Gaspari: As cotas desmentiram as urucubacas

Quem acompanhasse os debates na Câmara dos Deputados em...

para lembrar

CPS debate diversidade e racismo no mês da consciência negra

A eleição de Kamala Harris, primeira mulher negra eleita...

Para coordenadora da Cppir/MS, combate ao racismo começa em casa

Ela também ressaltou a importância de combater a desigualdade...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=