Corpórea Companhia de Corpos lança convocatória para mostra artística de dança latino-americana!

O coletivo irá selecionar cinquenta artistas de diferentes lugares do Brasil e América Latina para uma grande mostra virtual com temáticas que dialoguem com sua pesquisa, que busca evidenciar o protagonismo dos corpos negros em ações cotidianas através da dança.

Mostra Artística da Corpórea Companhia de Corpos recebe inscrições de artistas da América Latina

De 23 de julho a 22 de agosto de 2021, estarão abertas as inscrições para participar da Mostra Artística On-line em Recinto Femil(S) promovida pela Corpórea Companhia de Corpos como parte das ações do projeto “Fomentar Trajetórias: Movimentos Femininos em Recintos Femil(s)” contemplado na 29ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

A Mostra Artística On-line em Recinto Femil(S) busca aproximar a arte da dança de tantas reflexões contemporâneas presentes no cotidiano de pessoas cidadãs latino-americanas. A ideia do evento é gerar diálogos sobre a arte, a transmigração, a quarentena, a vida urbana e as suas relações em espaços in  loco (onde as pessoas habitam/moram) e em espaços in-situs (públicos/institucionais/territorialidades) de  grande circulação de pessoas.

Um grande festival virtual de dança e performance que pretende reunir 50 (cinquenta) intérpretes/artistas do Brasil e da América Latina para apresentar seus trabalhos em vídeo-dança, vídeo artes e outros tipos de criações de conteúdos digitais, produzidos durante o período da pandemia da COVID-19. 

Uma forma encontrada pela Corpórea Companhia de Corpos para ampliar o contato entre diferentes artistas e suas diversidades criativas presentes na dança contemporânea e na performance da América Latina

O chamamento disponível em www.corporeacompanhiadecorpos.com/chamamentos irá selecionar artistas cujos trabalhos e investigações dialoguem com a  pesquisa intitulada “Fomentar Trajetórias: Movimentos Femininos em Recinto Femil (S)”, da Corpórea Companhia de Corpos, a fim de criar e fortalecer uma rede de compartilhamento, dando visibilidade às experimentações, pesquisas e artistas.

Serão aceitas inscrições de materiais inéditos e não-inéditos, de artistas, grupos, companhias e outros tipos de coletividade. Os trabalhos e investigações deverão ter duração mínima de 03 (três) minutos e máxima de  60 (sessenta) minutos. 

As inscrições são gratuitas e as pessoas interessadas em participar podem inscrever apresentações de trabalhos artísticos práticos (vídeo-dança e/ou vídeo-performance gravados durante a pandemia), mas também trabalhos teóricos de criação de conteúdos (palestras e aulas com material de apoio digital).

Também serão aceitas Lives realizadas com pessoas convidadas, acerca da temática memória e  territorialidade, em diálogo com a pesquisa da Corpórea Companhia de Corpos. 

Com uma trajetória significativa no campo da pesquisa, criação, pensamento e difusão da dança, a Corpórea Companhia de Corpos, desde sua criação em 2015, vem aprofundando sua pesquisa no cotidiano através do corpo feminino, pensando o protagonismo da sua existência como atravessamento dos tempos no mundo atual.

Com o espetáculo “Rés”, que estreou em 2017, a companhia denunciou a realidade de corpos femininos em situação de cárcere. A montagem recebeu uma indicação ao Prêmio APCA na categoria “Não estreia”, em 2019. A pesquisa deste trabalho rendeu ainda a contemplação no Edital Rumos 2017/2018 do Itaú Cultural, com o projeto: Ocupação Rés – mulheres em Cárcere.

Mais informações em www.corporeacompanhiadecorpos.com e @corporeacompanhiadecorpos

SERVIÇO

Chamamento Mostra Artística On-line em Recinto Femil(S)

Período de inscrições: de 23 de julho até às 23:59 de 22 de agosto de 2021

A quem se destina: intérpretes/artistas de qualquer lugar do Brasil e da América Latina que tenham trabalhos ou investigações com temáticas que dialoguem com a pesquisa da Corpórea Companhia de Corpos, que busca evidenciar o protagonismo dos corpos negros em ações cotidianas.

Data da Mostra Artística: 06 de setembro a 06 de outubro de 2021

Inscrição pelo site: https://www.corporeacompanhiadecorpos.com/chamamentos

Valor da Inscrição: Grátis

Vagas: 50 (cinquenta)

Resultado: 30 de agosto de 2021 

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

As Negras no Globo de Ouro 2017

Olá pessoas! E vamos nós para mais um Red Carpet,...

OJ Simpson é personagem central de documentário favorito ao Oscar

Todo atleta busca troféus, consagração de trabalhos que envolvem...

Após anunciar gravidez, Juliana Alves fala sobre a primeira gestação

Grávida de quatro meses, Juliana Alves revelou que será...

Conheça Carol Anchieta, a nova aposta do “Jornal do Almoço”

Carol Anchieta, 36 anos, é a nova aposta do...

para lembrar

Cultura e identidade, por Márcio Black

"Ir para a rua, ocupar aqueles espaços, era uma...

13 de abril: dia de celebração e luta para as mulheres do samba

“Não chora, meu bem, que dias melhores já vêm”....

Longa documental retrata música e territorialidade quilombola

Com imagens captadas nas comunidades quilombolas do Beco dos...
spot_imgspot_img

Chega a São Paulo Um defeito de cor, exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira por meio de uma seleção de obras em...

De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe "Um Defeito de Cor". Resultado da parceria entre o Sesc São Paulo...

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada de travesti e mulata (atualmente, prefere-se o termo pardo ou negro). Aos 76 anos, sendo...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...
-+=