Delegado é denunciado por abuso de autoridade contra estudante

O titular da delegacia do município de Caracol foi denunciado à Secretaria de Segurança nesta terça-feira (8). O tenente Francisco Tomaz de Sousa de abuso de autoridade no dia 31 de janeiro, quando dois jovens foram levados à delegacia sob suspeita de invadir a Prefeitura. A dupla alega ter sido autorizada a buscar documentos históricos para um trabalho acadêmico. Um dos envolvidos é colunista de um portal de notícias da região.

Lucas Braga da Silva, titular de coluna no site Sul do Piauí, e Jackson Dias Rocha, que foi funcionário do Município e ajudava o estudante na pesquisa, reclamam terem sido alvo de ameaça, injúria, racismo e calúnia. O primeiro estuda arqueologia na Universidade do Vale do São Francisco e garante ter ido a Caracol por motivos acadêmicos. Após levar o caso ao secretário de Segurança, Jackson trouxe a denúncia ao Cidadeverde.com, acompanhada de uma gravação que ele afirma ter sido feita durante o episódio.

Em aproximadamente 20 minutos de gravação é possível ouvir um homem, que seria o delegado, ordenar que ele continuasse sentado, após o mesmo afirmar que iria telefonar para seu advogado, direito dos envolvidos. Outro momento que chama a atenção é quando a mesma voz desautoriza que seu nome seja publicado em qualquer veículo de comunicação. “Se botar, se arrebenta”, diz.

Durante todo o diálogo, o homem que se identifica como delegado insiste em dizer aos estudantes que eles não podiam entrar na Prefeitura sem autorização. Ele afirma que recebeu denúncia de invasão do prédio, e ao saber da versão dos alunos, chama um funcionário, identificado como Edmilson, para confirmar a informação. Ao chegar, o servidor disse que autorizou a entrada e foi comunicado depois que só poderia fazê-lo se as visitas fossem acompanhadas por pessoas do setor.

A voz apontada como do tenente Chiquinho, como também é conhecido o delegado, repreende o servidor por ele ter permitido a entrada de pessoas sem ter essa atribuição. E insiste em explicar aos dois jovens que, mesmo sendo os documentos públicos, havia necessidade de autorização para entrar no recinto: “É do povo? É. Mas que o povo saiba também como se dirigir”.

O caso virou notícia e foi motivo de pedido de investigação do Ministério Público, assinado pelo promotor Régis de Moraes. Uma outra pessoa também é denunciada no documento por agressão gratuita em frente ao hotel no qual o estudante estava hospedado.

O secretário Robert Rios informou ao Cidadeverde.com que um coronel da Polícia Militar irá apurar a denúncia para que, caso confirmada, as providências sejam tomadas.

O Cidadeverde.com tentou, sem sucesso, localizar o tenente na tarde desta terça-feira.

Fábio Lima

Fonte: Cidadeverde.com

+ sobre o tema

Alunos denunciam casos de racismo em universidades de São Paulo

Suspeitos foram indiciados pelo crime de racismo Do Gazeta Web Estudantes...

Vereadora Marielle Franco denuncia racismo no Aeroporto de Brasília

A vereadora Marielle Franco (PSOL) fez um desabafo no...

Acusado de ‘parcialidade racial’, chefe de polícia renuncia nos EUA

O chefe de polícia de Ferguson, no Estado norte-americano...

para lembrar

Lançado em Alagoas plano que visa diminuir homicídios contra jovens negros

A ação responde a uma demanda histórica dos movimentos...

Contra o racismo, cearense cria página para prestar assessoria jurídica a vítimas

De um episódio alarmante, que virou caso de Justiça,...

Representatividade negra importa

Frederick Douglass, W.E.B Du Bois, Rosa Parks, Toni Morrison, Audre Lorde,...

PMs são denunciados por racismo

Por: BLEINE OLIVEIRA   Indignado pela violência imposta...
spot_imgspot_img

Luciana Barreto denuncia ataques racistas em delegacia especializada

A jornalista Luciana Barreto, apresentadora do telejornal Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, denunciou à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi)...

Arquiteto negro 1º colocado geral no BNDES defende cota em concursos

O arquiteto Tiago Coutinho da Silva foi surpreendido no último dia 21 de março enquanto assistia à cerimônia de lançamento do edital do Banco Nacional de Desenvolvimento...

Democracia é incompatível com o racismo

O fortalecimento do sistema democrático implica necessariamente na representação e na defesa dos interesses do povo. Com base nessa premissa, a conclusão de que democracia e racismo são...
-+=