Divulgados dados sobre a violência em 2012

Pesquisa mostra que cinco civis foram mortos por dia no ano passado

Cinco pessoas morreram, por dia, nas mãos de policiais em 2012. O dado veio de um levantamento feito pelo 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontou esse índice como ‘uma inaceitável atuação das polícias brasileiras’. Ainda segundo o estudo, 70% da população de nosso país não confia na polícia. Mas tais números poderiam ser ainda maiores se fossem consideradas, no estudo, as mortes de civis por policiais fora de serviço, nos conhecidos ‘bicos’ de trabalho.

O anuário salienta que os dados são alarmantes, pois, se comparados com os dos Estados Unidos, por exemplo, onde o porte de armas é liberado e a população é 60% maior que a brasileira, atingem níveis muito superiores. Em todo ano passado, 410 pessoas foram mortas por policiais nos EUA. Talvez esses números comparativos expliquem o porquê da resposta obtida no Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), segundo a qual 70,1% da população ouvida declarou não confiar na polícia. Entre os primeiros semestres de 2012 e 2013, diz o estudo, esse percentual cresceu 14%. Cabe ressaltar que os dados de 2013 – com o recente caso do pedreiro Amarildo, torturado e morto na favela da Rocinha por policiais da Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro (UPP), e dos jovens Douglas e Jean, mortos por policiais na zona norte de São Paulo – não entraram nessa estatística.

Já a taxa de homicídios dolosos – quando há intenção de matar – cresceu 7,8% no Brasil, entre 2011 e 2012. As capitais que registraram o maior índice de crescimento foram Ceará com 32%, Goiás 28,4%, Acre 24,2% e Sergipe 18,5%.

Crescimento de estupros no país

A pesquisa também apontou o aumento de estupros no país, com 26,1 ocorrências por 100 mil habitantes. Segundo o levantamento, são 50.617 estupros cometidos no Brasil. A taxa ultrapassou a de homicídios, que registrou 24,3 por 100 mil habitantes. Em São Paulo, esse índice subiu 23%. No Rio de Janeiro, 24%, No estado da Bahia, 20,8%.

Investimento cresce junto com a violência

O aumento dessa violência, contudo, não se justifica se comparado com maior investimento no setor de segurança que, no ano 2012, teve um aumento de 16% em relação ao ano de 2011.

 

+ sobre o tema

Movimento Hip Hop terá 19 candidatos a vereador no Estado de SP

Informação foi dada durante 4º Encontro Nacional, realizado neste...

Vídeo flagra agressão de PM a estudante negro da USP

Uma estudante de pós-graduação da Universidade de São Paulo...

O privilégio branco e a opressão involuntária – Por Larissa Santiago

Por Larissa Santiago para as Blogueiras Negras A primeira...

para lembrar

Dilma: Lei de Cotas contribui para saldar dívida do Brasil com jovens pobres

Dilma: Lei de Cotas contribui para saldar dívida...

Juventude Viva vai investir R$ 70 milhões em combate à violência

Segundo dados do Ministério da Saúde, 53% dos homicídios...

Dwayne Johnson pede para museu de cera de Paris atualizar cor de pele de sua estátua após viralizar nas redes

Dwayne Johnson se manifestou oficialmente após as controvérsias sobre sua...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=